cultura

Mais de dez mil pessoas visitaram o Museu do Holocausto do Porto no primeiro mês

O espaço abriu a 5 de abril e atraiu sobretudo portugueses e espanhóis.
Há filas à porta

O Museu do Holocausto do Porto divulgou esta quinta-feira, 13 de maio, que nos primeiros 30 dias desde a sua abertura já recebeu mais de dez mil visitas. Em média, foram cerca de 300 pessoas por dia, entre portugueses e estrangeiros.

Se, por um lado, o maior número de visitantes são portugueses e espanhóis, este museu também tem despertado o interesse político-diplomático, pelo que já recebeu visitas, entre outras, das embaixadas de Israel, EUA, Rússia, França e Suécia.

“O visitante-tipo do Museu do Holocausto é o adolescente e o cidadão comum. Há sempre longas filas de pessoas que aguardam diariamente para entrar, devido à limitação de número de visitantes por orientação da DGS. É interessante registar que já houve taxistas que decidiram visitar o Museu depois de aqui terem trazido vários interessados”, diz em comunicado Jacob Levi, membro da Comunidade Judaica do Porto.

Alguns dos aspetos mais salientados pelos visitantes são a simplicidade do museu, o facto de ter bastante informação num pequeno espaço e de estar adaptado tanto a adultos como a crianças.

O espaço — que foi inaugurado ao público a 5 de abril — está aberto de segunda-feira a sexta-feira entre as 14h30 e as 17h30. Até ao final do mês a entrada é gratuita para todos e após essa data irá manter-se para os jovens.

“Visto que 70 por cento do público é constituído por jovens, sobretudo adolescentes, que aqui se deslocam em grupo, fora do contexto escolar, decidimos estender a gratuitidade para menores de 30 anos, sem prazo”, garante Gabriela Cantergi, membro da Direção da Comunidade.

Se ainda não conhece o Museu do Holocausto do Porto, relembre a visita que a NiT fez antes da sua abertura. Carregue na galeria para ver o espaço.

 

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua do Campo Alegre, 790
    4150-171 Porto
  • HORÁRIO
  • De segunda a sexta das 14h30 às 17h30

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA