cultura

Do Porto para além fronteiras: Livraria Lello inaugura exposição temática em Paris

A convite dos armazéns Le Bon Marché Rive Gauche, a livraria portuense está a participar numa monstra que celebra a arte e cultura.
Estão edições inéditas em exibição.

A Strand Books Store de Nova Iorque ou a Shakespeare and Company de Paris são algumas das mais reconhecidas livrarias de todo o mundo. A esta lista junta-se a icónica casa portuense Livraria Lello, como protagonista da exposição “Mise En page”, com curadoria de Sarah Andelman, em Paris.

A mostra decorre no Le Bon Marché, o primeiro dos grandes armazéns de requinte que oferece uma seleção de ponta de marcas de luxo, jovens designers e exclusivos nas áreas da moda, beleza, casa e até para os miúdos. No meio de um universo que se autodefine como “chique”, a fundadora da editora Just An Idea Books transformará estes armazéns numa autêntica livraria gigante.

Em colaboração com o artista Jean Jullien, Sarah Andelman junta as mais emblemáticas livrarias de todo o mundo, para exibirem os seus exclusivos produtos e colaborações inéditas. A Livraria Lello estreou-se na exposição no passado sábado, 24 de fevereiro, com uma seleção de livros e produtos de edição própria. Entre os reconhecidos tesouros literários apresentados, estão títulos icónicos da “The Pop Collection”, da ex-libris portuense, como “O Principezinho”, “Alice no País das Maravilhas”, “O Livro da Selva” e o “Livro Institucional” da Livraria Lello.

José Saramago, único Nobel da Literatura da língua portuguesa e que conta com uma sala exclusiva no interior da Livraria Lello, estará em destaque através de uma coleção de produtos que exploram o seu enorme universo literário.

“É uma alegria e um sinal de reconhecimento internacional termos sido convidados a estarmos presentes nesta exposição, em Paris, num dos maiores e mais prestigiados grandes armazéns do mundo”, admite à NiP, Aurora Pedro Pinto, administradora da entidade do Porto.

A responsável pela Livraria Lello acrescenta que a seleção dos livros em exposição só reflete a missão da marca em ser a maior exportadora de cultura portuguesa. “Teremos em destaque livros e esse grande autor que é José Saramago, continuando a cumprir assim aquela que é uma das nossas missões principais, sermos a maior exportadora de cultura nacional. Estamos certos de que seremos muito bem recebidos e nos sentiremos em casa, dado que todos os dias recebemos centenas de leitores franceses na Livraria Lello. É a nossa vez agora de irmos ao encontro deles”.

Esta exibição, patente até ao dia 21 de abril, procura celebrar o livro e o seu poder transformador, colocando-o em destaque numa das mais internacionais e prestigiadas lojas de retalho de luxo do mundo.

Com 118 anos de história, é importante relembrar que a Livraria Lello foi recentemente considerada a Livraria Mais Bonita do Mundo. A fachada neogótica e a sua escadaria vermelha, acompanhada pelo reconhecido vitral são alguns dos elementos que lhe conferem o título. Contudo, a verdadeira razão são as estantes repletas de livros, das mais diversas épocas e idiomas, que atraem, anualmente, mais de um milhão de visitantes. 

Se não conseguir ir até Paris, não se esqueça de que pode sempre dar um passeio pelo centro histórico do Porto e (re)descobrir esta livraria classificada como Monumento de Interesse Público, graças as milhares de edições originais, especiais e inéditas que nela “moram”. A estação de metro dos Aliados fica próxima da editora portuense, por isso não adie mais a sua próxima visita.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA