cultura

É oficial: a Livraria Lello no Porto é a mais bonita do mundo

O icónico monumento da cidade ficou à frente de espaços como Shakespeare & Company, em França e Dujiangyan Zhongshug, na China.
Agora é oficial.

Durante anos, já era assim chamada por portuenses e alguns turistas também não ficavam alheios à beleza que este espaço transborda logo desde a entrada. Seja pela arquitetura, coleções de livros de todos os cantos do mundo ou por ter inspirado uma das sagas mais reconhecidas a nível mundial, “Harry Potter,” não há dúvida que livraria como esta não se encontra em qualquer lugar do mundo.

O ranking internacional da comunidade “One Thousand Libraries” sabe disso, reconhecendo a Livraria Lello como a mais bonita do mundo. Esta votação online é a primeira deste género e foi criada por esta plataforma dedicada a bibliotecas e livrarias pelo mundo. A votação reuniu cerca de 140 mil votos, oriundos de várias partes do globo.

Há mais de 100 anos, especificamente a 13 de janeiro de 1906, o número 144 da Rua das Carmelitas recebia esta livraria, que por muitos é reconhecida como um dos ex-libris da cidade. Foi há dez anos que foi considerado Monumento de Interesse Público e à lista junta-se agora mais um prémio e reconhecimento.

Aurora Pedro Pinto, administradora da Lello não deixou de partilhar com a comunidade a alegria e agradecimento, por parte de toda a entidade, por esta distinção. “É com enorme alegria que recebemos este título, que nos volta a destacar como ‘A Livraria Mais Bonita do Mundo’ e também por termos sido a única livraria portuguesa a participar na votação. A Livraria Lello continua a assumir com orgulho o facto de ser embaixadora do Porto e Norte e de Portugal”, afirma.

Entre 15 finalistas de todo o mundo, a livraria do Porto e que inspirou J. K. Rowling ficou à frente da reconhecida Shakespeare & Company, em Paris, França, que ocupou o segundo lugar, e a Dujiangyan Zhongshug, em Dujiangyan, na China que fechou o pódio com o terceiro lugar. 

A comunidade internacional ainda elegeu as três bibliotecas mais bonitas do mundo e a língua portuguesa também está presente, neste caso no Brasil. O Real Gabinete de Português de Leitura, localizado no Rio de Janeiro, entrou para o pódio, ficando em terceiro lugar, avançou o “Expresso”. O segundo lugar foi para a biblioteca da Assembleia Nacional de França e o primeiro lugar ficou em Dublin, na Irlanda, com a biblioteca do Trinity College.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA