cultura

Em março, o TMP traz debates sobre a liberdade e um passeio no cemitério

Este novo mês de estreias inclui uma programação familiar, com especial destaque parta a dança.
"ÔSS" é uma das peças em destaque.

Em dezembro de 2023, o Teatro Municipal do Porto revelou várias mãos cheias de espetáculos que prometiam trazer aos palcos do Teatro Rivoli e o Teatro de Campo Alegre, estreias e reencontros imperdíveis. Do teatro à dança, passando pela música à literatura, a entidade portuense tem vindo a proporcionar desde janeiro uma programação aberta para todas as idades.

O principal destaque acontece no início do mês, quando chega uma tragédia rock sobre a volatilidade das relações de poder, criada a partir de uma música original de Ricardo Pinto, com letras e dramaturgia por André Lourenço. “A Night in the Belly of the Beast” do Ensemble — Sociedade de Actores estará em palco na sexta-feira e sábado, dias 1 e 2 de março, às 19h30 no Campo Alegre.

Este espetáculo multidisciplinar junta músicos, atores e bailarinos em palco.

No Grande Auditório do Rivoli, nos dias 8 e 9 de março, às 19h30, a Dançando com a Diferença & Marlene Monteiro Freita, apresentam “ÔSS — Osso em crioulo”. Nesta mostra, o osso guarda segredos milenares e revela orientações anatómicas. Criada em 2001, a companhia Dançado com a Diferença tem-se destacado pela disseminação do conceito de dança inclusiva. 

A coreógrafa Marlene Monteiro Freitas cria mundos de opulência e poesia, com inspiração mitológica, referências da alta cultura e cultura pop. A sessão de dia 9 tem audiodescrição.

É quase no fim do mês, a 22 e 23 de março, que estreia pela primeira vez em Portugal “The Dan Daw Show”. O espetáculo subirá ao palco do Campo Alegre às 19h30. The Dan Daw Show espreita a “atração e repulsão reluzente e suada de viver com vergonha ao mesmo tempo que se transborda de orgulho”. Trata-se de um espetáculo sobre cuidado, intimidade e resiliência, sobre abrir mão e reclamar-se a si mesmo.

O mês de março chega ao fim com “Mudançar é Preciso”, a última sessão da temporada das Quintas de Leitura, marcada para o dia 28, pelas 22 horas, no Campo Alegre. Nesta sessão comemorativa dos 23 anos – após 255 sessões realizadas, mais de mil convidados e 55 mil espetadores – será lançado e oferecido o livro “Mudançar é Preciso”.

Os bilhetes para os espetáculos estão disponíveis online e nas bilheteiras do Teatro Rivoli e do Teatro Campo Alegre, entre os 7€ e os 12€.

9 de março: “Antiprincesas — Antónia Rodrigues” de Cláudia Rodrigues. O espetáculo é para miúdos a partir dos seis anos, e acontece no Café Teatro do Campo Alegre, às 16 horas. A ação remonta ao século XVI, tempo das sereias e monstros marinhos, das armaduras e espadas afiadas, dos castelos com altas torres de onde espreitam as princesas.

15 e 16 de março: estreia simultânea no Campo Alegre de “Belonging / E di / Pertenencia / Zugehörigkeit / Pertença / 絆” de Raquel André, e “This is not a dance” de Nastaran Razawi Khorasani & Theater Rotterdam. A primeira convida a uma viagem por possíveis encontros ao sentimento de pertença, um espetáculo de cinema com música ao vivo. A segunda trata-se de um espetáculo que lida com a censura visto que, no Irão, a dança é oficialmente proibida desde o início da Revolução Islâmica. 

Ambas as sessões terão interpretação em língua gestual portuguesa, audiodescrição e legendagem descritiva.

16 de março: antes da estreia da peça “Descansar” a dramaturga, Raquel S. convida para uma visita dramatúrgica ao cemitério do Prado do Repouso, no Porto, dia 16, às 15h00. A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória para o email bilheteira.tmp@nullagoraporto.pt.

27 e 28 de março: “DESCANSAR”, de Raquel S. / Noitarder, é apresentado no Pequeno Auditório do Rivoli, às 19h30, com interpretação em língua gestual portuguesa. A peça parte dos cemitérios: lugares de homenagem, mas também de leitura das diferenças sociais, políticas, económicas, de género, entre outras.

Carregue na galeria para conhecer outros destaques para esta primeira temporada de espetáculos no Teatro Municipal do Porto.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA