As obras de arte costumam despertar algum tipo de sentimento ou experiência sensorial no espectador. Das esculturas às pinturas, são peças que causam grande impacto em museus e exposições. Já pensou ver um espectáculo que recriasse a sua obra favorita em tempo real? Pois bem, é precisamente isso que Ricardo Barceló quer proporcionar, através do espectáculo imersivo “Quadros Vivos de Caravaggio”.
Depois do sucesso da temporada de 2022 na Igreja de Santo Ildefonso, de edições em Lisboa e várias digressões pelo País, esta dramatização regressa ao Porto. Combinando a pintura barroca com a música clássica e o teatro, a dramatização de Barceló recria uma sequência de 21 obras do famoso artista do Barroco, que se vão constituindo e desconstruindo ao som da Missa em B menor do compositor alemão Johann Sebastian Bach.
“Trata-se de um espetáculo com grande impacto visual, onde a luz, a harmonia dos movimentos, a estética e a emoção permitem ao espectador desfrutar de um momento memorável”, adianta a organização. As obras de Caravaggio caracterizam-se pela representação da irredutibilidade e imperfeição humanas. Neste espectáculo, vão ser trabalhadas, cena a cena, com uma iluminação peculiar, com o intuito de emular o efeito luminoso característico dos quadros do pintor italiano, à medida que a expressão facial dos modelos recria a realidade crua, palpável e sensorial das pinturas.
Obras como “Judite e Holofernes”, “Sacrifício de Isaac”, “Flagelação de Cristo”, “A Morte da Virgem”, “Ressurreição de Lázaro” e outras obras de carácter religioso dão vida a esta produção portuguesa, que decorre na Igreja da Senhora da Conceição, na Praça do Marquês de Pombal. Com duração de 60 minutos, a encenação de Barceló representa ainda uma oportunidade para conhecer um dos pontos mais emblemáticos da cidade, a Torre da Igreja da Senhora da Conceição, que abriga um miradouro com mais de 50 metros de altura com uma vista panorâmica sobre o Porto.
O espectáculo acontece entre os dias 23 e 26 de novembro, sempre às 21h30, com exceção de sábado, 25 de novembro, e domingo, 26 de novembro, que acontece pelas 15h30. Os bilhetes para o espectáculo já estão disponíveis online. Se quiser assistir ao evento, saiba que a estação de metro do Marquês fica à porta da Igreja.