cultura

Esta jovem fotógrafa portuense acaba de lançar o seu primeiro livro

“Volume 1”, de Matilde Cunha, é apresentado este sábado, 4 de dezembro, na galeria Senhora Presidenta.
O livro

Era uma vez uma menina que tinha um sonho. Um dia, esse sonho concretizou-se. Poderia ser assim o início de um belo conto de fadas, mas esta história existe e está prestes a materializar-se para todos a verem. Chama-se “Volume 1”, é o primeiro livro da fotógrafa Matilde Cunha e vai ser apresentado este sábado, 4 de dezembro, na galeria Senhora Presidenta, no Porto.

Matilde tem apenas 25 anos, mas já conta com uma carreira recheada de êxito. O seu grande foco na fotografia é a área da moda, sendo que já trabalhou para marcas como Parfois, PROF Shoes ou Barn of Monkeys. “Queria materializar o meu trabalho de outra forma. Estamos habituados a que tudo seja digital, mas eu gosto muito de livros, de coisas palpáveis. Por isso, fazer um livro sempre foi um objetivo para mim”, começa por contar à New in Porto, Matilde Cunha.

Algumas das páginas do livro.

Neste projeto, onde liga o seu “trabalho comercial ao autoral”, a fotógrafa reúne fotografias de viagens e de moda, que tem vindo a recolher nos últimos três anos. Está dividido por cores, que é uma das características que a autora gosta, e vai do branco ao preto em algumas dezenas de fotografias.

Para poder publicar o livro, a fotógrafa recorreu a um processo de crowdfunding, que iniciou em abril, no dia do seu aniversário. Rapidamente atingiu o objetivo a que se tinha proposto. “Queria fazê-lo de forma independente, sem depender de nenhuma editora. Através do crowdfunding ficava a perceber também a adesão das pessoas. Em cerca de um mês cheguei ao objetivo final para fazer uma produção de 200 unidades”, explica a autora.

Assim, durante a angariação de fundos vendeu cerca de 80 exemplares, por 25€ cada, que lhe permitiram chegar aos dois mil euros. O restante pôs do seu próprio bolso.

Agora, “Volume 1” também pode ser seu, pelo preço de 30€. Pode comprá-lo a 4 de dezembro, entre as 16 horas e as 19 horas, na Senhora Presidenta, no Porto. Vai haver cerveja e alguns petiscos para celebrar o lançamento do livro.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA