Ao longo do ano, o Museu Romântico do Porto tem recebido várias iniciativas culturais, que envolvem música clássica e piano. Para encerrar o ano da melhor forma e antecipar a chegada do Natal, as tardes de sábado no museu serão marcadas por concertos. A segunda parte do ciclo Equinócios e Solstícios, com programação de Sofia Lourenço, regressou à cidade no fim de semana passado, com o coletivo Ibertrio composto por Isolda Crespi, Nuno Meira e Américo Martins, com obras de músicas interpretadas em piano, violino e violoncelo.
Já nos próximos dois fins de semana, o repertório é inspirado nos mestres Beethoven e Brahms. No dia 11 de novembro, o piano é entregue ao português Bernardo Santos, acompanhado pelo violoncelista Burak Özkan. Já no sábado seguinte, dia 18 de novembro, duas obras dos compositores Beethoven e Brahms serão interpretadas por um trio de clarinete, violoncelo e piano, por um terceto de músicos nacionais.
Horácio Ferreira (clarinete), Jed Barahal (violoncelo) e Bernardo Santos (piano) vão apresentar “Gassenhauer”, obra que Beethoven dedicou à Imperatriz Maria Teresa da Áustria e “Trío para clarinete em lá menor Op. 114”, em homenagem a Richard Mühlfeld, clarinetista da corte alemã de Meiningen, que na altura impressionou Brahms. O último sábado de novembro recebe a jovem Rafaela Oliveira, pianista que tem conquistado inúmeros prémios nacionais e internacionais em concursos de especialidade. Apresenta-se a solo neste ciclo, com um repertório alargado que passa por vários estilos, desde o barroco ao contemporâneo, e de obras de Liszt e Gerschwin, entre outros.
Com a chegada de dezembro, vem também o solstício de inverno que traz consigo dois concertos. No primeiro fim de semana, no sábado, dia 2 de dezembro, Rui Silva no baixo-barítono e Cristóvão Luiz no piano vão interpretar a “Viagem de Inverno”, de F. Schubert. Mesmo no tempo de Advento, Vasco Dantas Rocha homenageia a compositora Fanny Hensel, com o ciclo “Das Jahr” (“O Ano”, traduzido ao português), composto por 13 peças para piano, acompanhado por textos e imagens das personagens criadas por Hensel para o seu marido, no Natal de 1841.
Este ciclo é promovido pelo Museu Romântico do Porto e já decorreu em setembro com o solstício de outono. Todas as sessões estão marcadas para os sábados, às 16 horas. O bilhete custa 4€ e pode ser adquirido na bilheteira do Museu do Porto.
O portal de notícias da empresa municipal Ágora garantiu ainda que estudantes, titulares do cartão Porto., do cartão das Bibliotecas e colaboradores da Câmara Municipal e empresas municipais têm desconto no bilhete. Se quiser assistir a alguns dos concertos, saiba que a estação de metro dos Aliados fica próxima do Museu Romântico.
Se prefere aproveitar o fim de semana para ver séries, carregue na galeria para conhecer todas as grandes novidades (e regressos) de novembro.