Se ainda não foi ver a exposição “Poesia a 100 Eugénio”, ainda vai a tempo. A mostra, que inicialmente terminaria a 28 de janeiro, ficará na Cooperativa Árvore até 4 de fevereiro.
O principal evento que decorre no âmbito da exposição está marcado precisamente para 28 de janeiro, pelas 15 horas, e trata-se de uma tertúlia sobre o universo poético do próprio Eugénio de Andrade. A sessão contará com a presença da artista plástica e filha do artista José Rodrigues, Ágata Rodrigues, e ainda a artista plástica Graça Martins, bem como a investigadora de poesia portuguesa contemporânea Maria Bochicchio.
A exposição que homenageia o poeta, que completaria 100 anos em 2023, apresenta uma coleção de fotografias de Eugénio de Andrade com artistas que com ele privaram na época, publicações feitas pela própria Árvore e outras publicações sobre o poeta com interesse.
Nesta mostra conte ainda com obras de pintura e escultura cujo tema comum é o imaginário poético do próprio Eugénio de Andrade. Entre os artistas convidados há obras de Acácio Carvalho, Alexandre Rola, Artur Moreira, Benvindo de Carvalho, Carlim, Emerenciano, Evelina Oliveira, Graça Martins, José Emidio, José Rodrigues, Julia Pintão, Laureano Ribatua, Luisa Gonçalves, Mário Bismarck, Paulo Neves, Sónia Teles e Silva, Susana Bravo, Teresa Gil e Zulmiro de Carvalho.
Com 60 anos de existência, a Cooperativa Árvore está relacionada com Eugénio de Andrade desde o seu início. A exposição “Poesia a 100 Eugénio”, cuja entrada é gratuita, poderá ser visitada de segunda a sexta-feira das 10 às 13 horas e das 14 horas às 18h30 e também aos sábados, entre as 14 e as 19 horas.