cultura

Exposição “Estados Desunidos da América” chega ao Porto

De 21 de outubro a 30 de novembro vai poder vê-la no átrio dos Paços do Concelho.
Fotografia de João Porfírio retirada de Porto.

Anote na agenda porque é já esta sexta-feira, 21 de outubro, que é inaugurada no Porto a exposição “Estados Desunidos da América”. A abertura está marcada para as 18 horas no átrio dos Paços do Concelho, local onde vai ficar até 30 de novembro.

A exposição apresenta um conjunto de fotografias tiradas entre 24 de outubro e 7 de novembro de 2020, durante a campanha presidencial nos Estados Unidos da América. Os autores do trabalho são o fotojornalista João Porfírio e o repórter João de Almeida Dias, que encontraram “um país politicamente empenhado, mas severamente espartilhado”, como diz a organização no seu site.

“Nos 16 dias em que estivemos juntos nos EUA em reportagem, não encontrámos ninguém disposto a ficar a meio caminho. Ouvimos quem pusesse Trump ao lado do pior dos fascistas e também quem equiparasse Biden a ditadores comunistas. Conhecemos também quem tivesse deixado de falar com amigos ou familiares por não tolerarem as suas opiniões políticas”, diz João de Almeida Dias, citado pelo site da Câmara Municipal do Porto.

Ao longo deste período, os dois autores percorreram mais de 2600 quilómetros, divididos pelos estados de Nova Iorque, Pensilvânia, Virgínia Ocidental e Ohio. Nos diferentes locais encontraram ainda distintas realidades, desde os apoiantes de ambos os lados até à contagem dos votos ou aos festejos da vitória.

Com curadoria de Maria Mann, esta exposição tem o apoio da autarquia e da Casa da Imprensa. Excetuando o dia da inauguração, a exposição poderá ser vista de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 17 horas.

Se preferir observar a arte de uma forma mais dinâmica, há várias instalações artísticas espalhadas pelas ruas da cidade que poderá encontrar num passeio. Carregue na galeria para descobrir algumas das mais recentes.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA