cultura

Exposição “Ruralidades” vai estar no Porto durante um mês

As fotografias de Jorge Bacelar chegam ao Ateneu Comercial do Porto no dia 29 de janeiro, sábado.
As fotografias são impactantes

O próximo dia 29 de janeiro, sábado, vai marcar a inauguração da exposição “Ruralidades”, no Ateneu Comercial do Porto. As imagens do premiado fotógrafo Jorge Bacelar vão poder ser vistas, a partir das 18 horas, até 28 de fevereiro, segunda-feira.

O autor das obras é veterinário e fotógrafo e é a esta área que tem vindo a dedicar-se, o que também lhe tem rendido cada vez mais sucesso. Apesar de ter começado a fotografar apenas em 2013, tem conquistado vários prémios internacionais sendo um dos mais recentes em 2021, ano em que venceu o prémio do público no Travel Photographer of the Year.

“O culto pela fotografia continua a ser feito por entre a naturalidade de partos a gado e o tratamento de maleitas de outros animais, em currais ou em campo aberto”, explica o comunicado da exposição.

É mesmo isso que vai poder encontrar nas fotografias que compõem este trabalho. Há tonalidades escuras a contrastar com pontos de luz que conduzem o olhar para as gentes retratadas, para as situações do seu dia a dia, para as rugas que os anos de pesados trabalhos deixam marcadas na pele ou para a ingenuidade dos mais novos que despertam para o mundo como todas as outras.

Esta é a primeira grande exposição de Jorge Bacelar, cujas fotografias também já foram publicadas em livro. Ao longo dos últimos meses, a exposição passou por locais como Águeda ou Coimbra.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA