cultura

Fachada da Torre dos Clérigos vai encher-se de cores com a “A Fábrica dos Sonhos”

O espetáculo imersivo de videomapping será apresentado entre os dias 20 de dezembro e 5 de janeiro, com entrada livre.
Vai ser um espetáculo especial.

De norte a sul do País, muitas cidades oferecem programas natalícios, alguns deles verdadeiramente inovadores, e o Porto não é exceção. A magia do Natal vai invadir o coração da cidade com “A Fábrica dos Sonhos”, um espetáculo de videomapping que vai transformar a fachada da Torre dos Clérigos numa fábrica mágica de presentes.

O espetáculo será apresentado entre os dias 20 de dezembro e 5 de janeiro de 2025, exceto nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1 de janeiro. As sessões acontecem às 18h30, 19h30, 20h30, 21h30 e 22h30, com entrada gratuita.

A iniciativa foi oficializada a 5 de dezembro, através da assinatura de um protocolo de colaboração entre a Associação dos Comerciantes do Porto (ACPorto) e a Irmandade dos Clérigos. A cerimónia, que contou com representantes das duas entidades, reforçou o objetivo comum de dinamizar o comércio local, promover a cultura e valorizar o património histórico da cidade. Criado pelo atelier OCUBO, o espetáculo promete encantar o público com animações em 2D e 3D, proporcionando uma experiência sensorial inesquecível.

Rubens Carvalho, presidente da ACPorto, destacou a importância do projeto, sublinhando que o protocolo representa o “compromisso de criar experiências únicas para a cidade, unindo tradição, inovação e o apoio ao comércio local”.

Por sua vez, o padre Manuel Fernando, presidente da Irmandade dos Clérigos, manifestou a vontade de continuar a divulgar o centro histórico como um “destino de excelência cultural da cidade”. Responsável pela gestão do icónico conjunto arquitetónico Clérigos, a Irmandade, fundada no século XVII, é uma instituição solidária e culturalmente ativa.

Desde a sua musealização, em 2014, a Torre e a Igreja dos Clérigos têm promovido uma intensa agenda de eventos culturais, reforçando o seu papel como um dos principais símbolos da cidade e um Monumento Nacional desde 1910. Com este protocolo, a ACPorto e a Irmandade dos Clérigos reafirmam o seu compromisso de fortalecer a identidade cultural e histórica do Porto.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA