cultura

Fantasporto regressa com mais de 80 estreias absolutas

Festival começa a 24 de fevereiro e ficará até 4 de março no renovado Batalha Centro de Cinema.
"Shepherd" abre o evento.

Está aí a chegar mais uma edição do Fantasporto — Festival Internacional de Cinema do Porto. Em concreto, esta que será a 43.ª edição do evento realiza-se de 24 de fevereiro a 4 de março no Batalha Centro de Cinema.

Como habitual, pode esperar deste festival antestreias nacionais e internacionais, sendo que serão 86 as antestreias absolutas em Portugal. Ao longo dos nove dias de festival vai ser possível ver filmes de 30 países, nos quais se incluem alguns como Japão, Myanmar, Malásia, Singapura, Ucrânia, Rússia, Indonésia, Macedónia do Norte ou Cazaquistão.

O filme “Shepherd”, de Russell Owen, foi o escolhido para fazer a abertura desta edição, a 24 de fevereiro. Por seu lado, o encerramento ficará a cargo do turco “Once Upon a Time in the Future: 2121”, de Serpil Altin, a 4 de março.

Entre os grandes temas em destaque nesta edição do Fantasporto estão a guerra, as ditaduras, o abuso, as questões da comunidade LGBT e de género, a poluição dos oceanos e até mesmo a pandemia. Isto sem esquecer, claro, os habituais temas fantásticos que incluem zombies, vampiros e ficção científica.

“No total, o Fantasporto contará com 95 filmes, entre competição internacional e portuguesa (curtas e escolas de cinema), retrospetivas (cinema filipino e outra dedicada à Freak Agency, agência espanhola dedicada à produção independente), semana dos realizadores, cinema fantástico fora da competição e a trilogia “Melchior””, diz a Câmara Municipal do Porto no seu site.

Os bilhetes, à venda online ou no próprio Batalha Centro de Cinema, custam 5€ para cada sessão ou 60€ para o passe para todo o festival. Todas as informações e a programação completa estão disponíveis no site do próprio Fantasporto.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA