cultura

A festa do Cinema Francês regressa ao Porto em outubro

O evento está marcado para 19 a 27 de outubro e chegará também a outras cidades. Há mais de 50 filmes para ver.
Para os amantes de cinema

Comédias, romances, ficção científica ou drama, pode esperar um pouco de tudo na 22.ª edição da Festa do Cinema Francês. De 19 a 27 de outubro, é no Cinema Trindade e no Teatro Rivoli que vai poder ver algumas das obras.

Ao longo destes dias de festival vai poder ver mais de 50 filmes, divididos pelos diversos géneros cinematográficos. Este ano, as mulheres vão ter um maior destaque, quer seja nas histórias quer seja na ficha técnica, muito devido ao trabalho da responsável de curadoria, Katia Adler.

O mais recente trabalho da atriz e realizadora Mia Hansen-Løve, “A Ilha de Bergman”, vai estar em antestreia no evento, estando previsto um debate público sobre a obra, com a presença da autora. A realizadora Jacqueline Audry será também homenageada ao longo do festival.

Esta edição do evento vai contar com cerca de vinte antestreias, mas também com a sessão Segunda chance, que pretende dar visibilidade a filmes cuja estreia coincidiu com alturas de confinamento vividas no último ano. Algumas das novidades desta edição são ainda a inclusão do cinema fantástico, o regresso da parceria com a Association du Cinéma Indépendant pour sa Diffusion e o Le Tour do Cinema Francês por Portugal.

Este tour marca o regresso do cinema francês a outras cidades do País como Braga, Évora, Viseu ou Faro, através de uma parceria com a NOS Cinemas.

Todas as informações sobre os filmes, a programação e os locais onde vai decorrer a Festa do Cinema Francês estão no site do evento. Ao mesmo tempo, vai ser possível ter acesso a algumas obras através da plataforma Filmin.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA