cultura

Festival de cinema traz ao Porto curtas da Ucrânia e Montenegro

O Beast International Film Festival começou no dia 21 e estende-se até 25 de setembro com uma aposta em novos realizadores.
Imagem de um dos filmes do festival.

Desde 21 e até 25 de setembro, o Porto recebe a quinta edição do Beast International Film Festival. Este ano, o principal foco do evento está nas produções de Montenegro e da Ucrânia.

Dedicado ao cinema da Europa Central e de Leste, o Beast apresenta um conjunto de 28 curtas e médias-metragens que compõem a competição oficial e onde há uma “aposta em novos trabalhos de realizadores emergentes”, como explica a autarquia no seu site. Nestas produções há opções para diferentes estilos, desde o documentário à ficção ou ao cinema experimental.

“A Elegia de Laurel”, de Dusan Kasalica, em estreia nacional, abriu o evento, integrando um conjunto de 18 filmes escolhidos pela organização para uma seleção especial sobre Montenegro e os seus novos realizadores. Outro dos focos do evento está na Ucrânia, que é homenageada pela organização através da exibição de “Highlight Ukraine!” ou de uma seleção do Festival Internacional de Curtas-Metragens de Kiev.

Depois de dois anos em que o festival não se realizou de forma presencial, este regresso trará também vários convidados estrangeiros, sobretudo da Europa de Leste. “Entre outras novidades deste ano está um ciclo dedicado a “representações visuais ‘queer’ da Europa de Leste na história moderna” e uma secção dedicada a “explorar o conceito de ‘lugar’”, explica ainda a autarquia.

As sessões do Beast vão dividir-se por diferentes espaços da cidade como o Passos Manuel, o Cinema Trindade, a Casa das Artes, o Espaço Okna ou a Livraria Térmita. Além das naturais sessões de cinema, o evento conta com atividades como oficinas, exposições ou conversas. Pode ver a programação completa e outras informações no site do evento.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA