cultura

O Festival Internacional de Marionetas do Porto está de volta à cidade

A 32.ª edição do FIMP começa esta sexta-feira e prolonga-se até 24 de outubro.
Fotografia de Ágora

O Porto vai encher-se de arte nos próximos dias com a 32.ª edição do Festival Internacional de Marionetas do Porto (FIMP). O FIMP decorre de 15 a 24 de outubro em vários espaços da cidade.

Com a “passagem do tempo”, enquanto passado, presente e futuro, como tema, o festival está pensado para público de todas as idades, incluindo os mais novos. Haverá um total de 38 apresentações de 21 espetáculos, tanto nacionais como estrangeiros, sendo que uma boa parte deles será aqui estreada.

“A revisitação da história, dos seus fantasmas e mitologias, a memória da infância, as promessas do progresso e da tecnociência — ao mesmo tempo tão esperançosas e ameaçadoras, tão distantes e tão próximas — inspiram o FIMP´21”, explica a apresentação deste ano, citada pela Ágora.

Uma das novidades da edição deste ano vai ter lugar nas manhãs de domingo, no Coliseu do Porto: os cine-concertos. Os Concertos Promenade 2.0 serão feitos com a projeção de filmes clássicos da realizadora Lotte Reiniger, musicados ao vivo pelo pianista Filipe Raposo.

“Le pas grand chose”, de Johann le Guillerm, é um dos espetáculos em destaque neste FIMP e tem estreia marcada para os dias 15 e 16 de outubro no Teatro Rivoli. Por sua vez, a estreia nacional de “Violences”, de Léa Drouet, será a 21 de outubro, no Teatro Campo Alegre.

Além dos habituais espetáculos, o FIMP contará com masterclasses, workshops, uma exposição e também o acompanhamento de alguns trabalhos em desenvolvimento. Todas as informações bem como o programa completo estão disponíveis no site do evento.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA