cultura

Filme de Guillermo Del Toro é um dos destaques da semana nos cinemas do Porto

Além do thriller, há muito drama, animação e até terror para ver nos cinemas da cidade.
Há opções para todos os gostos.

Para animar os dias frios de inverno — embora solarengos — que têm tomado conta do Porto ultimamente, não há melhor plano do que uma ida ao cinema. Pode ser feita tanto durante a tarde, como escape, ou à noite, depois de um bom passeio pelas ruas da cidade. Além disso, junta a cultura a um bom programa e, muito provavelmente, um balde de pipocas daqueles que confortam o estômago e a alma.

No que diz respeito às estreias desta quinta-feira, 27 de janeiro, a oferta portuense é variada. Nos Cinemas NOS do Alameda Shop & Spot vai encontrar “Gagarine”, de Fanny Liatard e Jérémy Trouilh, bem como “Nightmare Alley — Beco das Almas Perdidas”, de Guillermo Del Toro. Os miúdos não ficam esquecidos e por isso vão ter à sua espera as aventuras de “Pica e o Cristal Mágico”, de Regina Welker e Nina Wels.

A sala do Medeia Filmes, no Teatro do Campo Alegre, está de volta, desta vez com “Albatros”, de Xavier Beauvois. A Sala Estúdio Perpétuo, por sua vez, vai apresentar esta sexta-feira, 28 de janeiro, “First Cow – A Primeira Vaca da América”, de Kelly Reichardt.

Com uma nova programação, o Cineclube do Porto vai passar “3 Andares”, de Nanni Moretti, esta quinta-feira, 27 de janeiro. Quem também recupera as sessões e vai recomeçar com as apresentações de terror é o Cinema Passos Manuel, que no seu Passos no Escuro vai recuperar “Carne para Frankenstein”, de Paul Morrissey, a 2 de fevereiro, desta vez em 3D.

Veja na lista abaixo quais os filmes e respetivas sessões disponíveis esta semana nos cinemas do Porto.

Cinemas NOS/Alameda Shop & Spot

Gagarine”, de Fanny Liatard e Jérémy Trouilh, com Alséni Bathily, Lyna Khoudri e Jamil McCraven. O filme conta a história de Yuri, que tem 16 anos e sempre viveu num bairro social dos arredores de Paris chamado Torres Gagarine. Quando descobre que querem demolir as casas, junta os amigos e tentam travar a demolição. Sessões: quinta, sexta, segunda, terça e quarta-feira às 14 horas, 16h30, 19 horas e 21h50, na sala 7; sábado e domingo às 19 horas e as 21h50.

Nightmare Alley Beco das Almas Perdidas”, de Guillermo Del Toro, com Bradley Cooper, Cate Blanchett e Toni Collette. Aqui vemos como o desafortunado Stanton Carlisle começa a ter sucesso e aprende a enganar a elite rica da Nova Iorque dos anos 1940. O passo seguinte é enganar um perigoso magnata com a ajuda de Molly. Sessões: todos os dias às 14h10, 17h40 e 21h20, na sala 5.

Pica e o Cristal Mágico”, de Regina Welker e Nina Wels, com José Mata, Ana Bola e Bruno Ferreira. A história de animação fala de um jovem ouriço cujo objetivo é salvar a floresta e os animais que lá vivem de uma grande seca. O desafio será resgatar a pedra encantada do rei Bantur. Sessões: todos os dias às 13h20, 16 horas e 18h40, na sala 4; sábado e domingo também às 10h50.

O Bom Patrão”, de Fernando Léon de Aranoa, com Javier Bardem, Manolo Solo e Almudena Amor. Esta comédia mostra como o dono de uma fábrica de balanças industriais tenta resolver todos os problemas dos seus funcionários a tempo de não interferirem com a sua corrida a um prémio de excelência empresarial. Sessões: todos os dias às 15 horas, 18h20 e 21h40, na sala 6.

A Vida Extraordinária de Louis Wain”, de Will Sharpe, com Benedict Cumberbatch, Claire Foy e Andrea Riseborough. Conta a história verídica do artista britânico Louis Wain cujo trabalho influenciou na perceção do público sobre gatos. Sessões: todos os dias às 21h10, na sala 4.

Cães do Ártico — Uma Aventura no Gelo”, de Aaron Woodley. A história de animação conta como Swifty, uma raposa do ártico, fica a saber dos planos de Otto para derreter o Ártico. A partir daí, é preciso reunir forças para travar a destruição. Sessões: sábado e domingo às 11 horas, 14 horas e 16h30, na sala 7.

Gritos”, de Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett, com Neve Campbell, Courteney Cox e David Arquette. A produção conta a história da pequena localidade de Woodsboro, onde passados 25 anos de uma onda de assassinatos que chocou a população surge um novo assassino. Sessões: todos os dias às 13h40, 17 horas e 21 horas, na sala 3.

The King’s Man: O Início”, de Matthew Vaughn, com Ralph Fiennes, Gemma Arterton e Rhys Ifans. O filme conta como tudo começou na história da agência de inteligência com um homem a tentar combater um grupo de criminosos que pensam acabar com milhões de vidas. Sessões: quinta, sexta, segunda, terça e quarta-feira às 18h30 e 21h30, na sala 2; sábado e domingo apenas às 21h30.

Clifford: O Cão Vermelho”, de Walt Becker, com Flor Costa, Pedro Fernandes e Salvador Pires. Esta comédia conta a história de Emily Elizabeth que recebe um cão vermelho e que acorda no dia seguinte com um animal de três metros ao lado. Sessões: quinta, sexta, segunda, terça e quarta-feira às 13h30 e às 15h50, na sala 2; sábado e domingo também às 10h40 e 18h30.

Homem-Aranha: Sem Volta a Casa”, de Jon Watts, com Tom Holland, Benedict Cumberbatch e Zendaya. Pela primeira vez, a verdadeira identidade do Homem-Aranha é revelada, o que coloca em risco a sua vida pessoal. Sessões: todos os dias às 13h50, 17h30 e 20h50, na sala 1.

Medeia Filmes/Teatro do Campo Alegre

Albatros”, de Xavier Beauvois, com Jérémie Renier, Marie-Julie Maille, Victor Belmondo e Iris Bry. A obra faz a crónica de um comandante de brigada que se vê obrigado a usar a sua arma e acontece um acidente, que faz com que tudo em seu redor desmorone. É um retrato da França profunda com traços de culpa, remorso e amor. Sessões: todos os dias às 18h15 e 21h30; sábado e domingo também às 15h30.

Sala Estúdio Perpétuo

First Cow A Primeira Vaca da América”, de Kelly Reichardt, com Alia Shawkat, John Magaro e Dylan Smith. A produção fala sobre um talentoso cozinheiro que embarca numa viagem com um grupo de caçadores de pele e acaba por fazer sociedade com um imigrante chinês. Sessão: sexta-feira às 21 horas.

Cineclube do Porto

3 Andares”, de Nanni Moretti, com Riccardo Scamarcio, Margherita Buy e Alba Rohrwacher. Conta as histórias de três famílias diferentes que vivem em três apartamentos de um bairro de Roma. Sessão: quinta-feira às 21h30.

Cinema Passos Manuel

Carne para Frankenstein”, de Paul Morrissey, com Joe Dallesandro, Udo Kier e Dalila Di Lazzaro. A obra dos anos 70 fala-nos de Frankenstein e da sua criação de um homem e uma mulher com o objetivo de chegar a uma raça perfeita. Sessão: quarta-feira às 22 horas.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA