À primeira vista, a Rua de Miguel Bombarda pode parecer só mais um recanto bonito no coração da cidade. Mas se olharmos com cuidado, é possível descobrir algumas das galerias e spots cool e criativos que promovem a cultura do Porto. Entre eles, destaca-se o Gallery Porto Hostel que frequentemente traz uma arte diferente para cativar o olhar de locais e turistas.
Desta vez, o espaço abre portas a mais um artista emergente. Trata-se do multifacetado Sérgio Marafona, artista, arquiteto, criador de conteúdo, natural de Póvoa do Varzim. Esta figura criativa de 33 anos apresenta uma perspetiva única de fusão entre o cenário artístico e arquitetónico português, disciplinas distintas que resultam numa expressão artística coesa. Com uma carreira marcada por projetos colaborativos de fusão e integração, Marafona tem-se destacado especialmente em projetos de pequena e média escala, passando por instalações de artes, habitações unifamiliares, edifícios multifamiliares, espaços públicos e eventos.
No sábado, 23 de setembro, inaugura de forma antecipada a exposição intitulada “Linhas”. A perspetiva única de arte estática combinada num movimento conceptual promete oferecer aos visitantes uma experiência “visualmente estimulante e profundamente contemplativa”. Trata-se de uma exploração inovadora do movimento na direção, dando origem a uma malha física e imaterial que se cruza e desprende da tela, capturando e congelando a sua energia e vitalidade.
A mostra convida os espectadores a mergulharem nos relevos, sombras e na fluidez da interconexão entre arte estática e movimento conceptual. Cada obra representa uma jornada única e diferente através da mente do artista, transportando o público para um espaço além-fronteiras onde as formas e as ideias se fundem.
“Expor em Miguel Bombarda significa um humilde reconhecimento daquilo que faço e é muito especial para quem, como eu, aprendeu a fazer e a pensar a arte no Porto, ter a oportunidade de mostrar o seu trabalho neste espaço da cidade que é uma referência para as artes em Portugal e é partilhado por tantos artistas e galeristas de trabalho reconhecido”, conta o artista à NiP.
Além da prática arquitetónica, Marafona é diretor criativo no seu próprio atelier de arquitetura e arte “marafona®”, onde explora a criação de espaços, instalações e edifícios que em simultâneo, abrangem diversas expressões artísticas, incluindo projetos de arquitetura, arte digital, pintura e escultura. A sua obra de arte é exibida e comercializada digitalmente, assim como em feiras e eventos efémeros, onde partilha a sua visão única com o mundo.
É ainda um criador de conteúdos proeminente nas redes sociais, como Instagram, YouTube e TikTok. Numa mistura de arte, arquitetura, fotografia, lifestyle e tendências, tem-se tornado numa referência ao partilhar a sua paixão pela arte e a arquitetura com uma audiência global. O jovem defende que o reconhecimento do seu trabalho só é possível pelo movimento das redes sociais, onde diariamente partilha conteúdos sobre a arte que produz e a arquitetura que projeta.
A exposição “Linhas” de Sérgio Marafona é uma oportunidade para mergulhar na mente deste artista cuja busca pela intersecção entre arte e movimento resulta em obras de arte envolventes. A abertura da mostra acontece já no sábado, 23 de setembro, pelas 16 horas no Gallery Hostel Porto, localizado no número 222 da Rua Miguel Bombarda e estará patente até dia 9 de novembro.
“Espero que o conjunto de obras selecionadas para esta exposição convide o observador a explorar os relevos, os movimentos abstratos, as sombras e esta relação da arte estática com o movimento conceptual destas malhas físicas e também imateriais que se interlaçam e se desprendem para o espaço”, acrescenta.
Pode facilmente visitar esta experiência artística fora do comum, pois o metro dos Aliados fica a poucos metros do Gallery Hostel Porto.
Carregue na galeria para ver algumas das peças que estarão expostas.