cultura

Há cinema ao ar livre para ver no Porto — e é gratuito

A programação do Cineclube do Porto estende-se até agosto, na Casa das Artes. Saiba tudo o que pode ver.
Um programa diferente.

Estão de volta ao Porto as noites gratuitas de cinema, desta vez, ao ar livre. A partir de 9 de julho e até 24 de agosto, os jardins da Casa das Artes vão receber a programação especial do Cineclube do Porto.

Os filmes apresentados este ano foram nomeados em anos anteriores e serão exibidos sempre às 21h30. O primeiro será “Cartas da Guerra”, de Ivo Ferreira, a 9 de julho. Depois, a 16 de julho, poderá ver “Mulher em Guerra”, de Benedikt Erlingsson. A fechar o mês, a 23 de julho, será exibido “Flee”, de Jonas Poher Rasmussen, numa sessão que terá início uma hora mais cedo com um DJ set.

A programação ao ar livre seguirá em agosto com as Noites de Boris, uma iniciativa que se realiza desde 2016 e que se dedica às curtas-metragens. Neste caso, as sessões estão agendadas para 17 de agosto, com cinema de animação, e para 24 de agosto, com cinema português.

Os filmes LUX, iniciativa do Parlamento Europeu, são apresentados na cidade pelo Cineclube do Porto desde 2015 e têm como objetivo sensibilizar para questões sociais e políticas atuais. Para isso, usam filmes europeus selecionados e nomeados para o prémio LUX e tentam gerar o debate entre o público sobre aquilo que é “uma Europa viva”.

“O prémio é votado simultaneamente pelos espectadores e pelos deputados do Parlamento Europeu. Os filmes nomeados são legendados nas 24 línguas oficiais da UE e serão organizadas exibições gratuitas em todos os Estados-Membros da UE”, explica em comunicado o Cineclube do Porto.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA