cultura

Há uma nova exposição sobre D. Pedro IV para ver no Porto

“D. Pedro, a Independência e o Porto” vai instalar-se nos Paços do Concelho até março.
Fotografia de Guilherme Costa Oliveira para Porto.

A fechar o ano em que se assinalou o bicentenário da Independência do Brasil, há mais uma forma de ficar a conhecer melhor a história de D. Pedro IV. A exposição “D. Pedro, a Independência e o Porto” chega à cidade a partir da próxima quinta-feira, 29 de dezembro, e ficará instalada nos Paços do Concelho até 30 de março de 2023.

Esta exposição reúne cerca de 200 objetos como quadros, documentos, partituras, moedas ou armamento que servem como peças de importância histórica e que chegam de várias instituições nacionais e estrangeiras. Ao mesmo tempo, é também sustentável, pelo que os materiais utilizados são ecológicos, livres de plásticos e sem poluentes.

Promovida pela Câmara Municipal do Porto, esta exposição tem o apoio científico do CITCEM (Centro Interdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória») da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e é ainda comissariada pela professora do Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais da Universidade do Porto, Conceição Meireles Pereira. Entre os temas abordados estão a ida da Corte para o Brasil, o Cerco do Porto, a independência do Brasil ou o regresso do monarca à cidade.

Esta exposição tem ainda como objetivo “evocar o papel de D. Pedro (I do Brasil e IV de Portugal) na independência da nação brasileira, no triunfo da causa liberal, bem como a relação estreita que teve com a cidade do Porto”, como explica a autarquia no seu site.

Ao longo de 2022, o Porto assinalou de outras formas a sua ligação a D. Pedro IV e ao Brasil, como foram a exposição do coração do monarca, deixado à cidade, ou até a viagem da relíquia até ao Brasil.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA