cultura

“Hamlet”: a famosa peça de Shakespeare volta à cena no Porto (com muita dança)

Em vez de dar resposta à pergunta da peça tradicional, esta encenação levanta ainda mais questões. Os bilhetes já estão à venda.
A peça vai estar em cena de 29 de fevereiro a 3 de março.

Entre janeiro e março, o Teatro Carlos Alberto, no Porto, comprometeu-se a apresentar três coproduções do Teatro Nacional São João (TNSJ), que dão corpo ao ciclo “Outro Shakespeare”. “Ricardo III” foi o primeiro espetáculo, “Outra Tempestade”, o segundo e agora “Hamlet, L’ Ange du Bizarre” vai fechar o calendário.

A peça com encenação de Miguel Moreira vai estar em palco de 29 de fevereiro a 3 de março. Esta será uma apresentação “híbrida, que combina teatro, dança e mais qualquer coisa indefinível, vinda talvez do universo muito particular de Edgar Allan Poe, autor de ‘The Angel of the Odd’ (L’ Ange du Bizarre, na tradução clássica de Baudelaire).”

O tradicional “Hamlet” começa com uma pergunta feita por um soldado a meio da noite: “Quem está aí?”. Em vez de uma resposta, Miguel Moreira e a companhia Útero decidiram colocar ainda mais questões. “Quem é Hamlet, o ator consciente ou o espectador passivo da sua própria tragédia? Uma personagem amarrada à fria lógica do poder e da vingança, ou alguém livre de escolher o seu destino?”

Criado em 2022, nos 25 anos da companhia Útero, “Hamlet, L’ Ange du Bizarre” conta com interpretação e cocriação de Ana Silva, Maria Fonseca, Miguel Moreira, Shadowman e Beatriz Pereira. A parte musical é feita ao vivo e está a cargo de Ricardo Toscano, André Marques, Rodrigo Amado e um coro composto por elementos da comunidade local.

Os bilhetes podem ser comprados online e custam 10€. As sessões acontecem às 19 horas, às quintas e sábados. Às sextas-feiras começam pelas 21 horas e os domingos às 16 horas.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA