cultura

Histórica companhia de teatro portuense disponibiliza sala de ensaios gratuitas

Em 2025, todas as companhias teatrais emergentes vão ter a oportunidade de ocupar o espaço da Seiva Trupe.
A sala.

A Seiva Trupe — Teatro Vivo, CRL é uma cooperativa, oficialmente fundada a 11 de setembro de 1973 enquanto “sociedade artística”, por António Reis, Estrela Novais e Júlio Cardoso, no Porto. À data, era a única companhia de teatro profissional contínua. Logo a seguir ao 25 de Abril, viveu-se na cidade e no País uma época onde o teatro era bastante promovido e, apresentava-se de terça-feira a domingo, sempre uma casa cheia. 

A Seiva Trupe percorria salas de todo tipo, de Aveiro a Melgaço, do Porto a Miranda do Douro e, além da sua vocação para a digressão, a jovem companhia, pelo seu repertório e modo de estar, era um exemplo do chamado Teatro Independente. Ao longo dos seus 50 anos de existência, a companhia viu a sua antiga casa, no Campo Alegre, desmoronar-se, teve de reinventar-se e adaptar-se às mudanças do Porto e do País, e ao eclético que o público viria a tornar-se.

Em março de 2022, a companhia apresentou a sua nova morada, na Rua de Costa Cabral, na Sala Estúdio Perpétuo, situando-se agora numa das zonas mais interessantes, pela pouca oferta cultural nas proximidades, e fica ainda no limite das freguesias mais populosas do Porto, Bonfim e Paranhos. Com resultados positivos de recuperação e conquista de novos públicos, a companhia mostra-se ainda empenhada em apresentar-se como um local aprazível para o público, inaugura agora o projeto-piloto “Germinal”.

Nos períodos de não ocupação da sua sala de ensaios, a Companhia de Teatro está disponível para partilhar o espaço. Não com carácter comercial, mas de contributo àqueles que não têm sala, sobretudo grupos das gerações mais jovens. 

“Sabemos que cada vez há menos salas de ensaios disponíveis para as companhias. Ainda mais para as que se acabam de formar. Por essa razão, a Seiva Trupe vem propor uma parceria com quem estiver interessado e cumprir os critérios que são pedidos. Abrimos as nossas portas todo o ano de 2025, sempre que a Seiva Trupe não estiver a utilizar para as suas próprias produções. Além de ser uma sala de ensaio, quem quiser apresentar um espetáculo na nossa sala também o pode fazer”, explicam os responsáveis da companhia à NiP.

O principal objetivo do projeto é acolher companhias emergentes. Os que tiverem interesse, devem enviar ao email sala.seivatrupe@nullgmail.com a sua proposta para receber mais informações e eventuais critérios de aceitação. Se preferir, pode deslocar-se até a casa da Companhia de Teatro, a Sala Estúdio Perpétuo, que fica a poucos passos da estação de metro do Marquês. 

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA