A cidade do Porto sabe preservar e, acima de tudo, celebrar a tradição como mais ninguém o faz. Assim, o Ideal Clube de Fado apresenta a partir deste mês a iniciativa “Concertos de Guitarra Portuguesa”, que se estende até ao final do ano. O primeiro concerto acontece já na próxima segunda-feira, 24 de julho, com Ângelo Freire na guitarra portuguesa e Carlos Manuel Proença na viola de fado. Neste dia, e na terça-feira, 25 de julho, ainda está prevista uma masterclass conjunta de guitarra portuguesa e viola, com os dois músicos.
Para Ricardo Pons, músico e responsável do Ideal Clube de Fado, não existe qualquer risco na disseminação ou preservação da guitarra portuguesa devido à sua ligação com o fado. No entanto destaca a mesma como sendo “o instrumento de origem portuguesa mais importante a nível cultural e musical”. Assim, a programação do Ideal pretende abranger o fado — conhecido também como Canção de Coimbra — e mostrar a guitarra portuguesa num espectro mais alargado e em vertentes musicais que, eventualmente, vão contribuir para a sua preservação ao longo do tempo.
Em declarações à New in Porto, Ricardo garantiu que o primeiro concerto vai ser uma apresentação “inédita”, pois o Porto nunca teve a oportunidade de receber o talentoso intérprete da guitarra portuguesa, Ângelo Freire e, muito menos, acompanhado pelo intérprete da viola, Carlos Manuel Proença.
Ângelo já deu centenas de concertos onde acompanhou alguns dos maiores artistas do fado atual, como é o caso de Ana Moura, Carlos do Carmo, António Zambujo, Carminho ou Mariza. Ao lado destes nomes, tem tocado nas mais prestigiadas salas do mundo como o Olympia, Carnegie Hall, Barbican Centre, Royal Albert Hall ou o Walt Disney Concert Hall.
Já Carlos Manuel Proença destaca-se no universo fadista como um dos maiores intérpretes de viola, tendo realizado várias digressões em território nacional e estrangeiro, em espetáculos de grandes personalidades como Carlos do Carmo, Ana Moura, Aldina Duarte, Camané, Helder Moutinho, Cristina Branco ou Mísia. O Ideal Clube de Fado fica no número 32 da Rua do Ateneu Comercial do Porto e tem como missão preservar e disseminar o fado tradicional.
Descubra a programação até ao final do ano e os artistas que subirão ao palco, com a guitarra portuguesa como protagonista.
24 de julho
Ângelo Freire | Carlos Manuel Proença
17 de agosto
Henrique Fraga (especialista no repertório de Carlos Paredes e Artur Paredes)
21 de setembro
Paulo Soares (uma das maiores autoridades do estilo de Coimbra)
18 de outubro
Luís Coelho (num duo com piano e com composições próprias)
23 de novembro
Miguel Amaral (com um repertório clássico)
14 de dezembro
Hugo Reis (apresenta “Tateabilidade”, um ciclo de obras do próprio, desenvolvidas através do ato de experimentação da guitarra portuguesa, eletrónica, objetos e sentido do tato, que propõe um significado menos usual da guitarra portuguesa em relação à sua utilização).
O bilhete custa 15€ e inclui um copo de vinho do Porto. É costume os concertos de fado organizarem-se em restaurantes ou bares, daí ser associado o acompanhamento do vinho do Porto. Apesar de o Ideal Clube de Fado não se tratar de um restaurante ou bar, Ricardo admite seguir os passos de diversos espaços da cidade ao oferecer o copo de vinho do Porto.
Os concertos começam às 21 horas e duram uma hora. Pode adquirir os bilhetes no local, por chamada telefónica (915 681 676) ou no site do projeto. Se quiser experimentar esta iniciativa mais intimista, terá a oportunidade de ouvir um repertório clássico para guitarra portuguesa de compositores ligados ao fado. A estação de metro do Bolhão fica a escassos 400 metros do Ideal Clube de Fado.