Marque na agenda do próximo fim de semana porque no sábado, 18 de março, é dia de Inaugurações Simultâneas no Quarteirão Cultural de Miguel Bombarda. Este é o segundo ciclo de inaugurações do ano e a festa vai durar entre as 16 e as 20 horas.
As galerias de arte contemporânea e os outros espaços que também integram o projeto voltam a encher-se de obras artísticas, sempre com visitas gratuitas. Ao longo da tarde haverá ainda animação e muitas oficinas que desta vez terão como tema a frase “A poesia está na rua”, de Sophia de Mello Breyner Andresen, aproveitando a proximidade do Dia Mundial da Poesia, que acontece a 21 de março.
Assim, conte com a oficina de ilustração “Desenhar com recortes”, por Mariana Bento, a oficina colaborativa “Corta e Cola Existencial”, orientada por Helena Rocio Janeiro, e ainda a oficina criativa “Cortar/Colar”, de Leonor Violeta. Na zona do cruzamento entre a Rua Miguel Bombarda e a Rua de Cedofeita, espere ainda encontrar David Penela e a sua oficina criativa “Stencil, histórias e carimbos”.
Para quem procura atividades diferentes, haverá ainda uma demonstração de artesanato intitulada “Roda de Oleiro”, apresentada pelo projeto Crivart. Conte também com um sarau de poesia pelo coletivo poético Sinestéticas e um DJ set na rua organizado pela associação cultural e artística Openbox. As grandes atividades de exterior terão lugar no ponto de encontro da zona pedonal que cruza a Rua de Miguel Bombarda com a Rua da Boa Nova.
Como é habitual, haverá visitas guiadas disponíveis gratuitamente para acompanhar as inaugurações de exposições. Esta orientação do público será feita por estudantes de Artes Visuais da Escola Superior de Educação do Porto em dois percursos — às 16 horas e às 17h30 — com um máximo de 15 participantes cada. Para se inscrever na atividade basta enviar um email (visitasguiadasbombarda@nullagoraporto.pt) até às 13 horas de sexta-feira. Todas as informações bem como o programa completo estão disponíveis no site da Ágora.