cultura

Já começou o primeiro Festival Internacional da Poesia do Porto (e há muito para ler)

O evento desloca-se até vários locais da cidade. Até ao dia 27 de outubro pode participar em talks e sessões de leitura.
A livraria Poetria.

Depois de uma iniciativa de divulgação que espalhou versos pelas ruas da cidade, a primeira edição do Festival Internacional de Poesia do Porto (FIPP) arrancou na passada sexta-feira, 26 de julho. O festival é organizado pela Poetria, a única livraria especializada em poesia e teatro do País, localizada no Porto. 

Até ao dia 27 de outubro, domingo, vários espaços da cidade vão receber as mais diversas dinâmicas, desde visitas orientadas, sessões de leitura a talks, passando por oficinas de escrita criativa e performances de textos poéticos e em prosa, em torno da temática. Alguns dos locais são os emblemáticos Pestana Palácio do Freixo, o Museu Nacional Soares dos Reis e a Brasileira. 

Esta primeira edição do evento realiza-se em parceria com a região da Galiza e tem como tema principal “Ruir” para explorar e propor “uma reflexão sobre a ideia de colapso e renovação, explorando a força transformadora da poesia”. Em declarações ao portal de notícias da Câmara Municipal do Porto, “Porto.”, Francisco Reis, um dos organizadores do festival, explicou que o evento promete celebrar a poesia em todas as suas formas, ao longo dos meses de julho, agosto, setembro e outubro. 

“O FIPP é um festival internacional de poesia do Porto. Queremos que seja um evento cultural de referência, anual, dedicado à celebração da poesia e à promoção da arte poética, como uma forma de expressão contemporânea”, explica o responsável, acrescentando: “O tema da primeira edição propõe uma renovação, um renascimento, no fundo, uma reflexão sobre a ideia de colapso, explorando a força transformadora da poesia”, reforçou.

As dinâmicas do festival decorrem sempre ao fim de semana, sexta-feira a domingo, pelas 19 horas. Ao longo de cada semana, a organização divulga no site a programação para o fim de semana correspondente. 

A participação nas atividades é completamente gratuita. Dependendo do local, como é o caso do Museu Nacional Soares dos Reis, pode ser necessária inscrição prévia pelo email se.mnsr@nullmuseusemonumentos.pt. Espera-se que cada dinâmica tenha duas sessões, sendo que podem decorrer várias atividades em simultâneo, em diferentes locais do Porto. 

Há também atividades para os miúdos e para serem feitas em família. As sessões duram entre 45 minutos e uma hora. Pode consultar a programação, que vai sendo revelada semana após semana. Pode obter mais informações online.

Este segundo fim de semana de agosto, o festival prevê mais conversas, oficinas de escrita criativa, “poetry slam”, “spokwn words” e outras atividades. O FIPP encerra a 27 de outubro, com uma “poetry talk virada para o futuro” com dois poetas galegos, Ester Carrodeguas e Samuel L. Paris e, os portugueses Francisca Camelo e Emanuel Madalena.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA