cultura

Já é conhecido o homenageado da edição deste ano da Feira do Livro do Porto

O evento decorre de 26 de agosto a 11 de setembro. Ana Luísa Amaral será a personalidade em destaque.
Fotografia de Miguel Nogueira para Porto.

Já pode marcar na agenda a edição de 2022 da Feira do Livro do Porto. Como é habitual, o evento vai decorrer nos Jardins do Palácio de Cristal, entre os dias 26 de agosto e 11 de setembro.

A homenagem deste ano vai para Ana Luísa Amaral, que apesar de não ter nascido no Porto, adotou e foi adotada pela cidade. Conhecida pelas suas obras poéticas tanto em Portugal como no estrangeiro, a autora recebeu recentemente o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana.

“Atualmente tem um programa de rádio com Luís Caetano, na Antena 2, chamado “O Som que os Versos Fazem ao Abrir”, espaço em que, através da voz, desvenda as suas múltiplas facetas: a de poeta, leitora, tradutora, feminista convicta, estudiosa, apaixonada, educadora, intelectual e comunicadora”, aponta a autarquia no seu site.

Entre os muitos atributos da escritora, contam-se ainda a sua ligação aos temas do feminismo na literatura, a investigação em áreas como Poéticas Comparadas, Estudos Feministas e Estudos Queer e a sua carreira enquanto professora na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Esta é mais uma forma de homenagear Ana Luísa Amaral, que assim se junta aos autores a quem é dedicada uma tília nos Jardins do Palácio de Cristal. Júlio Dinis foi o ilustre distinguido na última edição, mas também já o tinham sido nomes como Sophia de Mello Breyner Andresen, Agustina Bessa-Luís ou Vasco Graça Moura.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA