É certo que a cidade do Porto se destaca pelos seus edifícios arquitetónicos clássicos e antigos ou pelas maravilhosas vistas, seja sob a cidade ou o Rio Douro. Mas se há algo que realmente enche de vida — e cores — as ruas da cidade é a arte urbana.
Nesse sentido, até dia 1 de outubro, todos os artistas, nacionais e internacionais, com residência em Portugal, podem candidatar-se para intervir nos murais coletivos do Matadouro. Integrado no programa de Arte Urbana da cidade, em parceria com a empresa Emerge — Mota Engil Real Estate Developers, serão doados 750€ a cada proposta selecionada, para “ajudas com a produção”.
Cada participante pode submeter até duas propostas, a título individual ou coletivo, avança o portal de notícias da empresa municipal Ágora. O tema de cada intervenção é livre, mas devem “obedecer a uma paleta de cores comum”, mencionada nos documentos de apoio à candidatura, de maneira a criar uma “hegemonia visual”.
As candidaturas decorrem até às 23h59 do dia 1 de outubro e podem ser feitas através do email emerge@nullmota-engil.pt com o assunto “Murais Coletivos do Matadouro”. A decisão do júri será conhecida no dia 4 de outubro, quarta-feira.
Recorde-se que as obras para requalificar a zona oriental da cidade remontam a 2021, num projeto da autoria do japonês Kengo Kuma. O espaço receberá um edifício empresarial que acolherá diversas empresas e haverá ainda espaço para museus, auditórios e restauração. Para mais informações sobre o projeto ou as candidaturas, pode visitar o site do Matadouro.