Joias, melodiasm aromas, pastéis originais e imagens familiares fazem parte do núcleo de artigos que cinco projetos locais criaram para a exposição “Porto. e as marcas da cidade”. A mostra, que foi inaugurada nesta segunda-feira, 2 de de dezembro, encontra-se no átrio da Câmara Municipal, e está inserida nas comemorações do 10.º aniversário da marca Porto.
O objetivo da exposição imersiva é representar a cidade a partir dos cinco sentidos, de modo a que todos possam “sentir, cheirar, saborear, ouvir e olhar o Porto”, como refere a a apresentação. Poderá visitá-la, gratuitamente, até dia 3 de janeiro.
“Esta exposição nasceu de um desafio que lançámos a cinco marcas portuenses de grande tradição, prestígio e projeção. Desafiámos cada marca a desenvolver produtos nas suas áreas de atividade. O único requisito era que cada produto representasse a cidade a partir de um dos cinco sentidos”, começa por explicar Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto.
A sensação do toque ficou a cargo da Mesh. A mostra contempla uma coleção de joias criadas pela marca, que se inspirou no granito e nos azulejos tradicionais do Porto, para desenhar uma linha caracterizada como cosmopolita e intemporal. Nela estão incluídos anéis, brincos, colares e pulseiras, todos em dourado.
“Fizemos uma linha cápsula, na qual os quadradinhos simbolizam os azulejos da cidade. Já o toque áspero faz lembrar o granito. São joias intemporais, que também simbolizam o ADN da nossa marca”, afirma o responsável, Tiago Barbosa.
Para quem queira saber a que cheira a cidade, a Castelbel aceitou o desafio de criar três aromas que evocam a maresia, as camélias e o vinho do Porto. “O cheiro das camélias e do vinho já eram uma referência da marca, mas foram aprimorados para esta coleção especial”, refere Ricardo Costa, diretor financeiro e de operações da Castelbel.
Já a Arcádia foi a responsável por criar uma iguaria que, uma vez provada, faça lembrar a cidade. Muitas pessoas foram questionadas “a que lhes sabia o Porto”, e todas concordaram: a vinho. “Este pastel feito de massa filo tem creme de ovos e, antes de ser saboreado, é borrifado com vinho do Porto”, revela o CEO da Arcádia, Francisco Bastos. O doce pode ser degustado apenas às sextas-feiras, até dia 3 de janeiro, entre as 16 e as 17 horas — e mediante o stock disponível.
De forma a despertar a audição de quem visita a cidade, a Casa da Música criou uma instalação que procura reproduzir a riqueza e diversidade sonora do Porto. Estão características estão ilustradas num painel interativo, através do qual as pessoas podem ouvir alguns dos sons mais característicos da cidade.
Por fim, a equipa feminina do Futebol Clube do Porto teve a missão mostrar, com imagens, o que é a cidade. Num vídeo criado a propósito, podem ver-se as protagonistas a fazer o que melhor sabem — jogar à bola — enquadradas pela paisagem da cidade. “É sempre um orgulho e um prazer juntar as duas marcas e fazer algo tão forte”, sublinha o diretor de marketing do FCP, Tiago Gouveia.
“A criatividade, inovação e talento, patentes nesta exposição, exaltam a importância que, há dez anos, o lançamento da marca ‘Porto.’, teve no city branding nacional e internacional”, afirma o autarca.
“A marca ‘Porto.’ continua a dizer muito às pessoas e a provocar-lhes renovadas emoções e sentimentos. Os portuenses reveem-se na marca, sentem-na como sua, usam-na no seu dia a dia”, reforça Rui Moreira, que ainda deseja que os portuenses ganhem essa mesma afeição aos produtos das marcas patentes na mostra, que tão “fidedignamente representam a cidade”.
A exposição imersiva pode ser visitada, gratuitamente, no edifício dos Paços do Conselho, até 3 de janeiro, sexta-feira, apenas em dias úteis, das 9 às 17 horas.
Carregue na galeria para ver os diferentes espaços que compõem a exposição. A estação de metro dos Aliados fica ao pé da Câmara Municipal.