cultura

Já pode visitar a nova exposição imersiva feita por estudantes n’Alfândega do Porto

A mostra pretende refletir a visão dos jovens artistas sobre o futuro da cidade e da humanidade.
Foi feita por estudantes.

A Immersivus Gallery, a primeira galeria de arte imersiva do País inserida n’Alfândega do Porto, recebeu na segunda-feira, 25 de março, a exposição multimédia “Immersivus X: Cidade do Futuro”, um conjunto de sete projeções a 360 graus que prometem transportar os visitantes para os futuros, idealizados por 28 estudantes do segundo ano da licenciatura de Multimédia da Escola Superior de Media, Artes e Design do Politécnico do Porto.

Desenvolvido no âmbito do projeto “Immersivus X”, que pretende dar visibilidade a talentos emergentes no domínio da arte multimédia, a exposição aborda diversas perspetivas, partindo da realidade atual, para criar interpretações artísticas que gerem impacto, mas que também seja disruptivas e totalmente imersivas acerca do rumo da humanidade, dos espaços que esta habitará e das formas de vida que prevalecerão no planeta.

Através desta iniciativa, jovens entre os 19 e 21 anos, vão poder aprofundar os seus conhecimentos ao nível da idealização, conceção e implementação de experiências imersivas, para além de terem a oportunidade de exporem, pela primeira vez, o seu trabalho a um público mais abrangente. Para Edoardo Canessa, produtor executivo da Immersivus Gallery, “em plena era digital, é fundamental dar voz a novos talentos e conhecer o seu contributo não só para a arte, mas também para a reflexão acerca do rumo da humanidade e do futuro que eles próprios vão vivenciar”. O responsável criativo acredita que esta exposição é o resultado do impacto que as nossas próprias ações têm na vida dos jovens e representa a forma como eles encaram o futuro.

Já para Rui Rodrigues, professor e um dos docentes da disciplina que ajudou no desenvolvimento do projeto, a par com outro professor, Luís Félix, defende ser importante envolver os estudantes nas dinâmicas das cidades e na sua atividade artística e cultural. “Esta iniciativa acaba por dar uma oportunidade única aos nossos estudantes da Licenciatura de Multimédia da ESMAD de pensar e desenvolver um projeto desde o seu início e, ao mesmo tempo, mostrar a um público mais abrangente os resultados desta reflexão. O tema das Cidades do Futuro é o mote para que os estudantes exibam, através de uma experiência imersiva, as suas inquietações, cenários e impacto das nossas ações num futuro que pode ser mais ou menos longínquo”, afirma.

A exposição pode ser visitada de quinta-feira a domingo às 17 horas e aos sábados e domingos pelas 14 horas, até final de abril. Os bilhetes custam 2,50€ para estudantes, miúdos e jovens dos quatro aos 17 anos e 5€ para o público em geral, podendo ser adquiridos no local ou online.

Carregue na galeria para descobrir alguns spots da mostra.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA