Os 35 anos de pesquisa sobre o acervo portuense serviram de mote para o professor-bibliotecário, João Carlos Brito, escrever sete obras dedicadas aos sotaques marginais do concelho. Em setembro do ano passado, juntou-se um oitavo livro à coleção, “Falar à Moda do Porto”. Inspirado por esta obra literária, o escritor traz ao Porto sessões de “cumbersas”.
“Conservar o nosso sotaque e as nossas expressões de origem deve ser motivo de orgulho e não de vergonha”, admite João Carlos Brito à NiP, sendo esta a sua justificação para o ciclo de conversas que começa já este fim de semana. Para o escritor, é necessário preservar e valorizar o léxico dos falantes do Porto e do norte, sendo este um dos principais objetivos destas “cumbersas”, que iniciam esta sexta-feira, 5 de abril, pelas 21h30, na Fnac do Gaia Shopping, com repetição no dia 6 de abril, sábado, às 17 horas, na Fnac de Santa Catarina.
Esta primeira sessão tem como nome “Trocar os Bês pelos Vês”. Aqui, ficará a saber a razão por detrás desta troca tão peculiar nos nortenhos, como nasceram algumas palavras e expressões como “griso”, “briol”, “chuço”, “Bai-me à loja”, “fino como um alho” ou “Contas à moda do Porto”, numa “cumbersa” que segundo João, “ninguém bai ficar a falar para a central, bem pelo contrário, admitem-se bons bitaites e postas de pescada. O preconceito linguístico fica à porta”.
Estas sessões demoram cerca de 45 minutos e pretende-se de uma forma assertiva e pedagógica mas ao mesmo tempo divertida, abordar as particularidades linguísticas dos falantes do norte, sobretudo do Porto.
Para maio já está marcada mais uma sessão na sexta-feira, dia 3, pelas 18h30, na Fnac do NorteShopping, com repetição no dia seguinte, pelas 17 horas, na Fnac do MarShopping. Nestas “cumbersas”, o tema vai girar em torno das novas palavras e expressões e o seu segundo sentido atribuído pelos portuenses.
Já em junho, é a vez de falar de palavrões. “Carago não, carago!” é o tema do terceiro encontro, que pretende esclarecer se realmente “no Porto, um palavrão é mesmo uma vírgula”. A data para este mês ainda está por anunciar, mas pode sempre acompanhar as redes sociais do escritor para ficar a par das novas datas.