cultura

Livraria Lello faz 116 anos — mas os presentes são para si

Há concertos, bolo, livros gratuitos e muitas supresas. Tudo para descobrir esta quinta-feira 13 de janeiro.
É das mais bonitas

Na próxima quinta-feira, 13 de janeiro, é dia de celebrar o 116.º aniversário da Livraria Lello. A festa vai acontecer no Porto mas também no Dubai. Sim, leu bem, no Dubai. Aquela que é considerada uma das livrarias mais bonitas do mundo vai estar no pavilhão de Portugal da Expo Dubai 2020 para assinalar uma novidade: os livros “Os Lusíadas”, de Camões, e “Mensagem”, de Fernando Pessoa, vão ser pela primeira vez traduzidos para árabe.

Para celebrar esta notícia, a Livraria Lello está a promover um passatempo onde irá atribuir 16 exemplares da primeira edição em árabe de uma destas obras. Em troca, a livraria pede um livro, carta ou postal que deva pertencer ao seu espólio, com a respetiva justificação.

Entre as celebrações deste aniversário estão ainda concertos, num evento a que chamaram “Livraria Lello: a Cultural Stopover”. Terá início às 9 horas, transmissão nas redes sociais da livraria e contará com nomes como Joana Alegre ou Ricardo Ribeiro.

Quem quiser deslocar-se mesmo à livraria, terá várias surpresas preparadas. Haverá um bolo, claro, mas também ofertas. Será atribuído também aos primeiros 116 visitantes a entrar no espaço no dia do aniversário um exemplar da primeira edição traduzida para árabe das obras referidas. Para os outros — e para estes também —, a visita será gratuita durante esse dia.

Este aniversário celebra-se ainda numa altura em que a Livraria Lello aguarda para ser classificada como monumento nacional.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA