cultura

“Luto pela liberdade sexual.” A polémica cena de sexo oral no novo videoclip de Anitta

A artista brasileira voltou a ser tema de conversa. Desta vez por uma cena gravada para um videoclipe que ainda nem estreou.
O videoclipe ainda não tem data de estreia

O set de gravações, instalado na Tijuquinha, estava isolado. Apenas um par de membros da equipa de produção puderam estar presentes na gravação da cena e ninguém, nem os figurantes, foram autorizados a carregar consigo os telemóveis. Mesmo assim, imagens da cena de sexo oral acabaram por ser gravadas e espalhadas pela Internet.

Tratou-se, claro, de toda uma cena de sexo simulada. No chão, de joelhos, estava Anitta, de costas para a câmara, enquanto simulava que praticava sexo oral ao modelo Yuri Meirelles. Terá sido um dos moradores do bairro a gravar tudo à socapa e a partilhar.

Naturalmente, o excerto tornou-se viral, mesmo antes de o videoclipe ser lançado. Inicialmente, a equipa de Anitta relativizou o caso. “Trata-se de uma das cenas de um projeto que ainda não podemos revelar”, adiantaram. Mas o caso ganhou proporções gigantes e deu origem a uma onda de críticas à postura da cantora.

Quem também viu a sua vida dar uma volta de 180 graus foi o jovem modelo de 23 anos escolhido para protagonizar a cena. “Uma produtora entrou em contacto comigo no dia anterior e disse que era para participar no clipe de uma artista grande. Eu não sabia que era a Anitta”, contou em entrevista sobre o videoclipe gravado na quinta-feira passada, 26 de janeiro.

“Antes de começar a gravação apresentaram-me à Anitta. Ela cumprimentou-me, perguntou de onde era e trocámos ideias. Ela brincou, deixou-me descontraído”, recorda. “Foi super profissional, não aconteceu nada demais. O que acontece é que publicaram [o vídeo] como se tivesse acontecido mais alguma coisa.”

A verdade é que o vídeo viral fez maravilhas para a popularidade do modelo, que passou dos seis mil seguidores para os mais de cem mil. “Nem consigo mexer no telemóvel. Está uma loucura.”

A cantora de 29 anos acabaria por quebrar o silêncio e abordar também todas as críticas que recebeu. “Têm que ver o resultado para entenderem do que se trata”, assegurou Anitta. Sobre a divulgação do vídeo, nota que é impossível “controlar que as pessoas façam vídeos”.

Ainda assim, Anitta frisa que toda a polémica pode, na verdade, ser benéfica. “Quando dá essa gordurinha, é porque vai dar certo.” Já sobre os que a criticam por simular atos sexuais e sexualizar a sua música, é mais contundente.

“Quando as pessoas veem uma cena assim num filme, ninguém julga. Ninguém coloca o ator nessa posição de crítica, não é? As pessoas nem sabem o que filmei e já me estão a colocar nessa posição. Infelizmente, estou acostumada.”

E remata: “Cheguei à conclusão de que sou uma artista que luta pela liberdade sexual. Contra a hipocrisia. Acho que durante todos esses anos de carreira, vi muita hipocrisia acontecer. Faço o que me dá vontade e essas pessoas têm duas opções: gostar e seguir; ou não”.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA