Desde muito cedo, que gostava de cantar em português e dos poemas, maioritariamente interpretados no fado. Sem qualquer tradição fadista na família, aos 12 anos, pisou pela primeira vez uma casa de fado, e como se diz por aí, foi “amor à primeira vista”.
Como presente de aniversário, uma amiga da mãe ofereceu a Teresinha Landeiro uma visita por uma casa de fados. Desde uma tenra idade, esta música tradicional portuguesa despertou na jovem setubalense a vontade de querer ouvir e aprender mais sobre fado.
Passados uns anos, é um dos nomes de referência da cena musical portuguesa. E, depois de passagens pela China, Polónia, Turquia e Portugal — de norte a sul, Teresinha apresenta um novo concerto, baseado no seu mais recente disco, “Para Dançar e Para Chorar”.
Apesar do fado ser o centro das atenções, neste novo álbum, as composições e letras da jovem fadista misturam-se com outros géneros musicais como folclore e fado, com a colaboração de artistas como Maro, Mário Laginha, Jorge Cruz e Milhanas. No concerto, a artista promete revisitar os êxitos dos álbuns anteriores, e envolver o público no seu mundo fadista, através das suas histórias e inspirações.
“Namoro” foi o seu álbum de estreia, lançado em 2018, com 11 faixas. Nele, Teresinha recriou temas incontornáveis como “Noite de Santo António” e assina alguns poemas. Em 2021, apresenta o novo disco “Agora” que inclui música da sua autoria, revelando um fado jovem, ambicioso e leve como a sua própria personalidade. Contudo, o respeito pelo fado também está presente.
Em 2022, apresentou uma rubrica no seu Instagram. Em “Alguidar de Palavras”, Teresinha convidava outras personalidades para escolherem uma palavra, com a qual, espontaneamente tinha de construir um texto original para fado. Em 2023, estreou-se no palco do Festival da Canção, como autora e intérprete com “Enquanto é Tempo”.
No sábado, 7 de dezembro, a fadista sobe ao palco da Casa da Música para apresentar o seu novo álbum e revisitar os êxitos que tem vindo a marcar a sua carreira. Antes de passar pelo Porto, Teresinha irá tocar no Festival Fado Sevilha.
Os bilhetes para o concerto no Porto custam 15€ e podem ser comprados online. O espetáculo está marcado para as 21 horas, e se quiser chegar a tempo, saiba que a estação de metro de Casa da Música, fica próxima da sala de espetáculos portuense.