A Área Metropolitana do Porto (AMP) vai receber vários artistas entre 27 de setembro e 16 de novembro. Os concertos terão lugar em diversos monumentos dos 17 municípios da AMP. A 7.ª edição do Sons no Património conta com uma variada lista de estilo musicais.
Os palcos deste evento serão então castelos, museus, sítios arqueológicos, parques, mosteiros e outros locais emblemáticos, com o propósito de “homenagear a arquitetura, as artes, os ofícios e a memória dos nossos antepassados e das nossas comunidades, evocados em diferentes espaços de história, criação e culto.” Lena D’Água, Benjamim, Silly, Bandua, Bateu Matou, Luís Peixoto e JP Simões são alguns dos nomes que vão marcar presença neste ciclo de concertos. Os estilos dos artistas convidados incluem folclore eletrónico, fado, pop e blues para um evento diverso e útil a todos os gostos.
Os espetáculos são de entrada livre e arrancam a 27 de setembro. No Castelo de Santa Maria da Feira, atua o duo Bandlua, o grupo eletrónico que se inspira na cultura beirã. No dia 28 será Velho Homem + Homem em Catarse a subir ao palco do sítio arqueológico da Cividade de Terroso, na Póvoa de Varzim. E para fechar o primeiro fim de semana do Sons no Património, no domingo, no Museu Quinta de Santiago em Matosinhos, estará Reino da Fruta.
A destacar ainda no cartaz, Lena d’Água e Benjamim atuam no dia 11 de outubro no Coreto do Largo da Alumieira em Oliveira de Azeméis. E JP Simões estará no Santuário de Santo António, em Vale de Cambra na sexta-feira de 18 de outubro.
O calendário completo já está disponível com todos os fins de semana cheios de entretenimento até 16 de novembro. Além dos concertos, haverá outras atividades associadas aos eventos como uma visita ao museu Quinta de Santiago em Matosinhos no dia 29 de setembro, por exemplo. Outras atividades serão anunciadas em breve.