cultura

Museu da Cidade tem quatro visitas especiais e prepara programa semanal

As atividades estão marcadas para esta quarta-feira, 18 de maio. A participação é gratuita.
Fotografia de Guilherme Costa Oliveira para Porto.

Esta quarta-feira, 18 de maio, assinala-se o Dia Internacional dos Museus, cujo mote deste ano é “O poder dos espaços museológicos para transformar o mundo”. Para marcar a data, o Museu da Cidade vai ter um conjunto de atividades especiais entre as 10 e as 20 horas.

A primeira visita está marcada para as 10 horas na Extensão do Romantismo, sendo guiada por Rita Ladeiro, com quem haverá oportunidade de falar no final. A visita seguinte será feita à Casa Marta Ortigão Sampaio, pelas 11h30, com Ana Rita Mendes como moderadora da conversa.

As duas outras visitas do dia decorrem no período da tarde, começando com a Casa Guerra Junqueiro, pelas 14h30, apresentada por Ana Sofia Simões. Ao mesmo tempo, o diretor do Museu da Cidade, Nuno Faria, conduzirá o percurso pela Extensão do Douro. 

Estas visitas têm a duração de 40 minutos cada e resultam de uma parceria com o Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, sendo a participação gratuita. Ainda assim, são limitadas a 15 participantes, pelo que será necessário fazer uma inscrição prévia através do email (mdc.educativo@nullcm-porto.pt).

O dia ficará ainda marcado pelo lançamento do programa Diálogos Ímpares, que semanalmente terá conversas sobre diversos temas. Sempre entre as 19 e as 20 horas, na Extensão do Romantismo.

A primeira destas sessões é mesmo a 18 de maio e contará com Cristina Pimentel como convidada. A conversa sobre “Do Museu Allen ao Museu Municipal do Porto: Tensões, Contradições e Narrativas que Acompanharam a Sua Evolução” será depois moderada por Nuno Faria, como explica a Ágora.

No caso do programa Diálogos Ímpares, a entrada também é gratuita, mas limitada a 40 participantes. Será através do site do próprio Museu da Cidade que deverá fazer a sua inscrição prévia.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA