cultura

Nos próximos meses, o jazz, o fado e a eurodance vão invadir os corredores do Bolhão

Na programação está ainda contemplada uma proposta artística para celebrar o 25 de Abril, o Dia Mundial da Criança e o São João.
O mercado vai ficar mais animado.

Não é só de frescos e flores que o Mercado do Bolhão é feito. O icónico edifício portuense prepara-se para receber uma alargada programação artística que inclui concertos e performances para animar quem por lá passa diariamente.

Tal como aconteceu há um ano, a empresa municipal Ágora volta em 2024 a convidar um conjunto de artistas para trazer novos sons ao espaço interior e exterior do mercado. A programação tem propostas semanais, mensais e ainda alusivas a datas especiais, como o 25 de Abril, o Dia Mundial da Criança e o feriado de São João.

De momento, já pode ouvir música ao vivo em algumas horas das refeições. Às terças-feiras, há jazz ao almoço, entre as 12h30 e as 14h30; e, às quartas-feiras, há fado ao jantar, das 20 às 22 horas.

A complementar a agenda semanal, há também animação no último sábado de cada mês. As honras foram para os Supertronik Bootleg no passado sábado. Devido à Páscoa, o espetáculo de março será antecipado para o penúltimo sábado do mês, dia 23, com a companhia Alma d’Arame. Será apresentado o projeto multidisciplinar “Bonecos do Mercado” inspirado nos tradicionais teatros de marionetas que percorriam mercados, feiras e certames. 

Em torno de uma estrutura ambulante, três intérpretes – marionetistas, músicos e bailarinos – vão percorrer o mercado em interação com o público. 

Para o dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança, estão programadas duas propostas do projeto “We Tum Tum”. Os miúdos vão poder explorar sonoridades de baldes, capacetes, tambores e outros objetos que surjam pelo caminho com o espetáculo de percussão itinerante “CRASSH Recycled”. Já em “Phonopentatube”, até dia 6, todos os visitantes vão poder experimentar uma instalação de criação sonora, com metros de tubo afinado numa escala pentatónica.

Para as comemorações de 25 de Abril e do feriado de São João, a empresa municipal dedicada à promoção da cultura local irá anunciar em breve quais serão as respetivas dinâmicas. Toda a programação tem acesso gratuito.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA