cultura

Nova temporada do Teatro Municipal do Porto vai ter cerca de 100 espetáculos

A agenda está organizada entre setembro deste ano e julho de 2023, contando com opções diversas.
Fotografia de Guilherme Costa Oliveira para Porto.

A programação para a nova temporada do Teatro Municipal do Porto (TMP) foi apresentada esta terça-feira, 28 de junho. De setembro de 2022 a julho de 2023, poderá contar com cerca de 100 espetáculos diferentes para ver.

Assim, dessa centena de apresentações — 95 já anunciadas e os cartazes do Festival Dias da Dança e do FITEI ainda por fechar — haverá 19 internacionais. Ao mesmo tempo, mais de metade dos espetáculos terão a autoria de artistas e companhias cujo trabalho é feito a partir do Porto.

“É o primeiro ano no qual lançamos uma temporada do TMP em toda a sua extensão”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, citado pelo site da autarquia.

Esta, que será a última temporada desenhada por Tiago Rodrigues enquanto diretor artístico do Departamento de Artes Performativas da Ágora, terá ainda uma componente musical maior do que as anteriores. Em parte, esta aposta deve-se à abertura do Batalha Centro de Cinema.

Entre a vasta programação do Teatro Municipal do Porto para a próxima temporada destacam-se os 91 anos do Teatro Rivoli, os 70 anos do Teatro Experimental do Porto, os 35 anos do Teatro de Marionetas do Porto ou os 22 anos do ciclo poético Quintas de Leitura.

Além destes, poderá ver novos espetáculos de Marco da Silva Ferreira, António Lago e Né Barros, mas também estreias de (LA)HORDE, El Conde Torrefiel e Philipe Quesne, a ópera-performance “Sun & Sea”, das lituanas Lina Lapelytė, Vaiva Grainytė e Rugilė Barzdžiukaitė, ou o regresso da Companhia Nacional de Bailado.

Todas as informações e os detalhes do calendário estão disponíveis no site do próprio Teatro Municipal do Porto.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA