Desde 19 de janeiro é possível ver, na Galeria Municipal do Porto, a exposição “Derivas e Criaturas — Novas aquisições da Coleção Municipal de Arte”. Esta é também a primeira vez que as peças estão disponíveis ao público.
Distribuídas por dois pisos da Galeria Municipal do Porto, há mais de 30 obras de arte cuja aquisição foi feita pela autarquia, através do projeto Aquisições, para a Coleção Municipal de Arte. O objetivo passa por “valorizar o património artístico do Porto, documentando a memória da prática artística da cidade através da aquisição de novas obras”, como explica a Ágora no seu site.
Entre as obras disponíveis há diversas formas de arte, desde a fotografia ao vídeo, da pintura à escultura, a fotografia ou até a performance. Divididas por dois temas que se interligam, as peças mostram as paisagens, lugares e tradições, mas também as personagens ou o corpo.
Os artistas presentes, tanto nacionais como estrangeiros, compõem uma longa lista. Aqui poderá então encontrar obras de Alexandra Rafael, Ani Schulze, Ana Vidigal, Carla Cruz e Cláudia Lopes, Clarice Cunha, Dinis Santos, Estefanía Landesmann, Francisco Venâncio, Hilda de Paulo, Inês Leal, Inês d’Orey, Inês Tartaruga Água, Isabel Carvalho, Jiôn Kiim, Joana Patrão, Joana Pimentel, José Loureiro, Laetitia Morais, Maria Oliveira, Mariana Caló e Francisco Queimadela, Marlon de Azambuja, Mónica Baptista, Odair Monteiro, Pedro Proença, Pilar Mackenna, Rebecca Moradalizadeh, Rita Magalhães, Silêncio Coletivo, Tomás Abreu, Valter Ventura e Vera Matias.
A entrada para a exposição “Derivas e Criaturas — Novas aquisições da Coleção Municipal de Arte” é livre e a visita pode ser feita de terça-feira a domingo entre as 10 e as 18 horas, até 19 de fevereiro. Todas as informações estão disponíveis no site da Ágora.
Se prefere atividades ao ar livre, carregue na galeria para conhecer algumas instalações artísticas que pode descobrir nas ruas do Porto.