cultura

Novo spot instagramável do Porto junta azulejos e poesia

“O Porto não é um lugar, é um sentimento” é a frase que inspira a nova arte do ViaCatarina Shopping.
A instalação está no interior do centro comercial.

Não é novidade para ninguém que, entre os vários compromissos do ViaCatarina Shopping está a divulgação e promoção das mais diversas artes. Ao longo dos últimos anos, o icónico centro comercial do Porto tem tornado a sua fachada numa “tela” gigante para artistas plásticos e digitais, designers, arquitetos, entre outros, exporem a sua arte.

Desta vez, o espaço decidiu levar a criatividade para o interior das instalações. A famosa frase da escritora Agustina Bessa-Luís, “O Porto não é um lugar, é um sentimento” inspira a mais recente obra do projeto “Preencher Vazios”, no ViaCatarina. 

O novo spot instagramável está localizado nas escadas de acesso ao piso 1, na entrada pela Rua de Santa Catarina. “O apoio a artistas emergentes e a entidades locais de âmbito cultural é um pilar importante para o Centro que reforçamos de forma contínua, através de várias iniciativas. É, por isso, com grande entusiasmo que vemos nascer a nova instalação artística do ‘Preencher Vazios’, não só pela criatividade inerente — que certamente irá atrair o olhar dos visitantes e proporcionar novas experiências —, mas também pelo nobre objetivo com o qual foi criado”, admite à NiP, Ana Pinto, diretora do shopping.

A instalação artística é da autoria de Joana de Abreu, natural de Valongo, e insere-se no âmbito do mestrado em Arte e Design para o Espaço Público. Contudo, a artista confessa que o seu grande objetivo é transcender as fronteiras da arte convencional.

“O projeto pretende chamar a atenção para os pequenos detalhes que nos rodeiam diariamente e surpreender os transeuntes com algo que não estavam habituados a ver durante o seu percurso, atribuindo pequenas mensagens de poetas portugueses”, refere Joana.

Para a artista, este tipo de instalações vão para além da intervenção artística, servindo como um apelo para “a necessidade de preservar o património azulejar português que tem sofrido uma perda progressiva de azulejos nos últimos anos”.

A mensagem procura, assim, enaltecer a cidade, e apelar às emoções. Encontra-se disponível em português e inglês (‘Oporto is not a place, it’s a feeling’) e pretende chegar aos milhares de visitantes que passam pelo centro comercial diariamente.

Para visitar a mostra, basta deslocar-se até à estação de metro do Bolhão. Espreite na galeria mais pormenores da instalação artística.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA