cultura

O arrepiante videoclipe de “Stefania” dos Kalush Orchestra: “o hino da vitória”

Foi lançado esta madrugada, após a vitória no festival, e inclui cidades ucranianas a serem bombardeadas.
A banda dedicou o vídeo ao povo ucraniano e às mães.

Poucas horas depois de terem sido anunciados como vencedores da Eurovisão, a banda ucraniana Kalush Orchestra lançou o vídeo oficial da música que lhes valeu a vitória. O público pode apreciar o trabalho visual e narrativo desenvolvido na produção na madrugada deste domingo, dia 14 de maio.

Filmado nas cidades de Bucha, Irpin, Borodyanka e Hostomel, todas bombardeadas durante a invasão russa à Ucrânia, o lançamento é um retrato da gravidade dos horrores sofridos pela população do país.

“Dedicado ao corajoso povo ucraniano, às mães que protegem seus filhos, a todos aqueles que deram suas vidas por nossa liberdade”, surge no final do vídeo, uma mensagem de encorajamento. “A guerra na Ucrânia tem vários rostos, mas é o rosto de nossa mãe que mantém nossos corações vivos nos tempos mais sombrios.

Na descrição do vídeo, o vocalista Oleh Psiuk, que escreveu a canção em homenagem à mãe, deixou uma mensagem emotiva. “Uma vez, dediquei esta música à minha mãe e, quando a guerra começou, a música assumiu muitos novos significados”, pode ler-se. “Embora não haja uma palavra sobre a guerra na música, muitas pessoas começaram a associar a música à mãe Ucrânia. Além disso, a sociedade começou a chamá-lo de hino da nossa guerra! Mas se ‘Stefania’ é agora o hino da nossa guerra, gostaria que se tornasse o hino da nossa vitória”.

Recorde-se que a Ucrânia se sagrou a grande vencedora da 66.ª edição do Festival Eurovisão da Canção este sábado, dia 14 de maio, em Turim, na Itália. A atuação da banda Kalush Orchestra, com “Stefania” arrecadou 631 pontos e valeu a terceira vitória no certame ao país. Pode ler aqui a história do grupo Kalush Orchestra, que levou a melhor na disputa contra os restantes participantes.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA