cultura

O fenómeno dos livros para pintar que fizeram os adultos voltar a um passatempo de infância

Uma das maiores fãs da coleção "Coco Wyo" é a influencer Helena Coelho. A marca já chegou às livrarias nacionais, mas não escapa de polémicas.
São um fenómeno. Fotografia: @rafa_coloringtime.

“Uma pequena equipa com um sonho reconfortante”: é assim que os fundadores da Coco Wyo descrevem o projeto. A história da marca começou há cerca de quatro anos, formada apenas por ilustradores, que decidiram criar as propostas de desenhos para pintar, a pensar nos Millenials e na geração Z.

O projeto foi criado por um grupo de artistas independentes, sediado no Vietname, que se uniram graças à paixão pela criatividade. Desde a sua criação em 2021 que têm procurado oferecer experiências de pintura que sejam relaxantes e agradáveis.

Atualmente, estes livros para colorir são um fenómeno nas redes sociais, No TikTok contam com 485 mil seguidores, e no Instagram com 680 mil. Também são, naturalmente, um sucesso de vendas.

Em Portugal, as obras são editadas pela Cultura, chancela do grupo Infinito Particular. A nova coleção, que inclui três propostas, chegou às livrarias a 20 de março. “Relaxamento e alívio do stress”, “liberdade criativa” e “desenhos encantadores e únicos” são apenas alguns dos benefícios que, segundo o grupo, os livros oferecem.

O propósito da Coco Wyo é mesmo criar “arte que tenha o poder de curar e trazer conforto” para combater a ansiedade cada vez mais sentida nestas gerações. “Ter algo reconfortante, como estas páginas, lembra-nos que até os momentos mais pequenos nos podem reconectar connosco próprios. Esperamos que estes livros vos tragam calma sempre que precisarem”, lê-se no site.

Inicialmente, os livros eram vendidos apenas na Amazon, onde rapidamente chegaram ao topo da lista de bestsellers. Afinal, os membros do coletivo procuravam sempre seguir as tendências das redes sociais com desenhos que fossem ao encontro daquilo que estava a ser mais falado, desde comida a memes virais.

Nos primeiros meses, as propostas eram pensadas para o público infantil, mas, nos últimos tempos, os livros de colorir começaram a ser cada vez mais procurados por adolescentes, jovens e adultos, o que levou ao rebranding da Coco Wyo.

Atualmente, as ilustrações presentes nas páginas têm um pouco de tudo: personagens adoráveis, cenários de fantasia e desenhos com bonecos amorosos.

Foi o facto de se manter atenta às tendências que tornou a marca numa sensação global. Atualmente, a marca tem vários livros no top 100 da Amazon, em países como Espanha, Reino Unido e Estados Unidos.

A presença nas redes sociais também é cada vez maior e já conquistou vários influencers em Portugal, como, por exemplo, Helena Coelho, que já partilhou com os seguidores momentos dedicados a este passatempo, que faz na companhia da filha. 

Apesar do grande reconhecimento e sucesso comercial, a marca não esteve isenta de polémicas ao longo do ano. O facto de estar constantemente a seguir tendências é uma das principais críticas, feitas nas redes sociais, onde se afirmaa que a Coco Wyo é incapaz de criar ideias totalmente originais.

As acusações de plágio também têm assombrado o projeto. No TikTok e no Reddit, já começam a ser feitas comparações entre os títulos da marca e dos respetivos concorrentes, como a Megan Miles e Bobbie Goods, clássicos do género cujos desenhos são semelhantes àqueles que se encontram nas obras da Coco. No entanto, a marca já afirmou que se inspira noutras propostas populares, embora os créditos nunca sejam atribuídos.

Alegações à parte, a verdade é que muitos querem ter um estes livros de colorir em casa, como um hobbie para relaxar, algo até terapêutico, investindo também em coleções de canetas próprias para este tipo de desenhos.

Carregue na galeria e conheça algumas das propostas da marca que já pode comprar em Portugal.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA