cultura

O novo livro de Sofia Pereira quer ensinar os miúdos a não desistirem dos seus sonhos

A professora bibliotecária estreia-se como autora da Porto Editora com uma obra, que marca uma vida antes e depois de ser mãe.
Chama-se “O maior segredo do mundo”. 

Sofia Pereira está ligada à escrita e à leitura desde que se lembra. É ainda apaixonada por poesia, estando sempre presente nos seus livros, mesmo que seja em prosa poética, como este último, “O maior segredo do mundo”. 

Natural de Leiria, a autora de 49 anos, formou-se em Línguas e Literatura na Universidade do Porto, especializando-se em Educação Especial e Gestão de Bibliotecas Escolares. Desde 1997, tem exercido a sua atividade letiva junto de alunos de várias idades. No entanto, o fator que a levou a escrever para miúdos foi um desafio lançado por uma amiga.

“Tinha uma amiga que ilustrava muito bem. Uma vez, ela decidiu participar num concurso de ilustrações para crianças. Como era preciso escrever um conto de autoria própria, pediu-me para o fazer. Eu questionei-me se, de facto, saberia escrever para crianças. Comecei a escrever, a introduzir elementos do coletivo português e foi assim que, em 2007, nasceu o meu primeiro livro ‘Guidinha e a Azenha Encantada’”, conta à New in Porto.

“Guidinha e a Azenha Encantada” inspirou uma coleção com mais um livro publicado, em 2008, “Guidinha no Pinhal de Leiria”. As duas obras contam a história de uma menina que vive mil aventuras enquanto conhece os mais extraordinários sítios de Portugal e vai aprendendo lendas do País, mas também sobre história e geografia. Anos mais tarde, em 2015, Sofia lançou o livro “Abecedário Bem Comportado” com o intuito de tornar mais fácil — e divertido — o momento de aprendizagem dos seus alunos.

Ainda assim, aquilo que realmente veio mudar a vida de Sofia foi a maternidade. Tal como acontece em muitos casos, a gravidez, o parto e a própria educação de um filho suscita muitas dúvidas e perguntas. Há quem repita orações o dia todo, Sofia repete o dia todo poesia, só para sentir um aconchego e transmiti-lo ao seu filho.

“Eu vivo cá sozinha no Porto com o meu marido e o meu filho, que agora tem 13 anos. Quando o meu filho era mais novo, houve uma fase difícil porque estava sempre a mudar de escolas. Como a minha família está toda em Leiria, não tinha com quem deixar o miúdo. Nessa altura, o meu único escape era ler e escrever. Ao longo destes últimos anos não deixei de escrever, mas era para tentar sair desse modo piloto automático em que estava a viver, não era nada para sair cá para fora”, admite.

Felizmente, a vida da escritora estabilizou em todos os aspetos. Está permanentemente numa escola do concelho da Maia, o filho já está mais crescido e poderia, eventualmente, voltar a dedicar-se mais a fundo à escrita. Mas claro, às vezes é preciso aquele “empurrão”, que nos ajuda a ganhar coragem e levantar voo. Recentemente, o computador de Sofia estragou-se.

“Foi um alívio quando percebi que tinha recuperado tudo. Mas, ao mesmo tempo, parece que foi um sinal de alerta. Havia uma voz na minha cabeça que me dizia para ler sobre um certo texto, ‘O maior segredo do mundo’, mas sobretudo, uma voz na minha cabeça dizia que tinha de ser publicado pela Porto Editora e com ilustrações de Sandra Serra, era impossível acontecer, mas eram dois dos meus maiores sonhos. Só para calar a voz da minha cabeça, mandei o texto no final do verão à editora e à ilustradora. Pouco tempo depois, vejo o meu livro publicado. Foi um sonho tornado realidade”, confessa.

“O maior segredo do mundo” é uma história inspiradora, fruto dos anos de trabalho próximo com crianças que veio facilitar o entendimento das preocupações e pensamentos destas gerações mais novas. Este livro surge então como uma ajuda “mágica” vinda das estrelas, e quer mostrar aos miúdos, jovens e até adultos, que com esforço, determinação e resiliência, todos os sonhos são possíveis de concretizar, tal como o de Sofia Pereira.

Mas afinal, qual é o maior segredo do mundo? A resposta fica reservada para o final do livro pois, tal como em outras tantas situações, é no caminho que se colhem apredizagens importantes. Os protagonistas desta narração são um menino que chorava por não conseguir repetir os sucessos dos seus colegas na escola nem concretizar os seus objetivos, acompanhado por uma estrela cintilante, com muito para lhe ensinar.

“A minha maior motivação para lançar este livro veio de anos de experiência com os mais pequenos. Hoje em dia, cada vez mais, vemos miúdos a carregar nos ombros uma responsabilidade que não lhes pertence. Diariamente vi e vejo crianças que não têm quaisquer sonhos ou objetivos, seja por estarem inseridas em famílias disfuncionais, por deficiências, por milhares de razões. Com este livro, quero transmitir apenas que todos podemos (e devemos) ter sonhos e que somos capazes de concretizá-los, independentemente se somos miúdos ou adultos”, remata a escritora.

“O maior segredo do mundo” foi apresentado no passado dia 16 de setembro e já se encontra à venda no site da Porto Editora e em várias livrarias por todo o País. Custa 12,20€.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA