cultura

O português que aparece na nova temporada de “The Crown” (e está a gravar a próxima)

Alfredo Tavares fez vários pequenos papéis na famosa série da Netflix. E diz que já gravou a cena do funeral da Princesa Diana.
A temporada conta com 10 episódios.

O ator português Alfredo Tavares participa na quinta temporada de “The Crown”, que tem sido uma das mais vistas dos últimos tempos na Netflix, desde que estreou a 9 de novembro. O aveirense de 48 anos é o figurante que faz de Lord Mayor de Londres — que recebe a rainha Isabel II no início do quarto episódio. 

“Há um banquete em Londres, estou à espera da rainha, ela sai com o príncipe do Rolls Royce, sobe as escadas e eu estou lá. Ela apertou-me a mão antes de começarmos a comer, já lá dentro, mas eles cortaram essa parte. Seria incrível se a tivessem deixado porque a câmara estava mesmo em cima de mim com ela a apertar-me a mão”, explica Alfredo Tavares à NiT.

Ainda assim, é possível ver Alfredo Tavares, com luxuosas vestes encarnadas, no início da escadaria que a comitiva da rainha está a subir. O português explica que praticamente só estava ele naquela cena, a multidão que se vê atrás foi acrescentada em pós-produção. “Meteram ali umas 200 pessoas — não estava lá ninguém.”

No final desse mesmo quarto episódio, naquele banquete, podemos ver novamente Alfredo Tavares do lado direito da mesa, a aplaudir Isabel II. O português explica que, como foi considerado um figurante de destaque esta temporada, não o puseram noutras cenas. Tavares já tinha interpretado o motorista da rainha na terceira temporada e o guarda-costas do Príncipe Carlos na quarta temporada.

Apesar da participar na série, assume que não é fã de “The Crown”. “Não tenho paciência, são muitos episódios de uma hora, gosto mais de histórias de ação. Mas é muito famoso, ganhou muitos prémios, há muitos portugueses que enviam mensagens e sei que adoram. Para mim é uma forma de ganhar destaque e de ter trabalho, eles pagam bem.”

Alfredo Tavares no canto direito, a bater palmas.

As gravações da sexta temporada da produção da Netflix arrancaram há cerca de um mês. Depois de ter tido alguns papéis importantes no segmento de figurante, desta vez está a aparecer em diversos momentos sem grandes funções específicas. Alfredo Tavares revela à NiT em que cenas tem participado.

“Estou a filmar umas duas vezes por semana e faço uns papéis de público geral. Meteram-me como turista no aeroporto quando a Diana chegou a Paris com o Dody. Fizemos a cena com o caixão a passar nas ruas de Londres e eu era um visitante. Quando foi o funeral dela na igreja com a família real, eu estava cá fora a fazer de fotógrafo. E aí podem ver-me bem, tinha a câmara praticamente em cima de mim. Na semana passada filmámo-la a sair do hotel Ritz com o Dody, eu estava cá fora. Ainda vou ter várias datas de filmagens até ao Natal”, diz.

Alfredo Tavares diz que, em geral, as gravações de cada temporada de “The Crown” duram cerca de seis meses. Pelo que a rodagem deverá prolongar-se até março de 2023.

Recorde-se que o ator português trabalhou como duplo nalgumas cenas íntimas de “Bridgerton”. O artigo da NiT que relata o percurso deste engenheiro emigrado em Paris até se tornar num dos figurantes mais requisitados da indústria de Hollywood também lhe poderá interessar.

Leia também sobre o facto de Andrew Morton recear ser morto enquanto escrevia a biografia da Princesa Diana. Saiba como o ator Dominic West alugou uma casa de campo do Rei Carlos para preparar o papel. E descubra como Elizabeth Debicki se conseguiu transformar em Diana — apesar de medir quase dois metros.

Carregue na galeria para conhecer outras séries (e temporadas) novas.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA