cultura

“Os Lusíadas” dão o mote para curso especial no Porto

Museu da Cidade aproveita para marcar os 450 anos da publicação da obra de Luís Vaz de Camões.
Imagem da gravura retirada do site do Museu da Cidade.

Vem aí mais uma edição dos Cursos Breves do Museu da Cidade, desta vez dedicada à conhecida obra de de Luís Vaz de Camões, “Os Lusíadas”. As sessões estão marcadas para as segundas-feiras de janeiro.

O conhecido livro do autor português foi editado pela primeira vez em 1572 e está a fazer 450 anos, o que dá o mote para este estudo. Um dos objetivos do curso passa por propor uma leitura alargada do livro, fazendo a ligação entre aquele tempo e a atualidade.

“O curso está organizado em quatro sessões, orientadas por José Meirinhos, professor catedrático na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e diretor do Departamento de Filosofia. Cada sessão será dedicada à leitura e análise de um canto da mais conhecida obra portuguesa, possibilitando caracterizações do pensamento do autor e a receção da sua obra até aos dias de hoje”, explica a Ágora no seu site.

Nas diferentes sessões do curso serão abordados temas como o destino, a ciência ou a religião, bem como a própria estrutura da poesia do autor. Na primeira sessão, dedicada ao primeiro canto, haverá também lugar para uma contextualização do autor e da obra, tal como a sua integração na cultura nacional. A segunda sessão abordará a personagem do Velho do Restelo e a sua ligação com Portugal. A terceira irá debruçar-se sobre o canto nono e a ideia de metamorfose pelo amor. Por sua vez, a quarta e última sessão vai ser feita em debate, no qual se abordará o futuro a partir do estudo do canto décimo.

As sessões vão decorrer no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, sempre entre as 18 e as 20 horas — a 9, 16, 23 e 30 de janeiro. A participação custa 7€ para o público em geral ou 3€ para os utilizadores inscritos nas Bibliotecas Municipais do Porto ou portadores do cartão Porto, sendo que as inscrições estão abertas e decorrem até 6 de janeiro. Todas as informações estão disponíveis no site do Museu da Cidade.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA