cultura

Os workshops de cerâmica estão de regresso a este atelier portuense

Joana Nogueira, responsável pelo Terra Boa, já revelou as datas para os próximos três meses.
Pode criar a peça que quiser.

Um novo ano traz sempre uma lista de objetivos e desafios à mistura. Apesar de mantermos certos hábitos ou tradições, há sempre espaço para aprendermos a fazer algo diferente. Existem muitos trabalhos manuais, que até podem vir a tornar-se numa profissão ou que, para alguns, funcionam como uma espécie de terapia. 

Seja para lembranças, utensílios ou decoração, a arte da cerâmica permite criar peças únicas. Se sempre quis aprender sobre esta técnica, temos boas notícias. Joana Nogueira anunciou as datas do seu habitual workshop de cerâmica livre.

As oficinas do Terra Boa acontecem apenas uma vez por mês, sendo que poderá participar nos próximos dias 27 de janeiro, 10 de fevereiro e 16 de março. Desta vez, a artista terá duas sessões para cada dia, sendo que uma decorre das 10 às 13 horas e das 15 às 18 horas.

O atelier fica no número 832 da Avenida da França e ainda há vagas para participar nas oficinas. As inscrições podem ser feitas através do Instagram do atelier ou pelo email terraboa.atelier@nullgmail.com. A participação tem um custo de 45€ por pessoa e inclui o material, cozeduras e seguro. 

“O processo inicia-se com a preparação e posterior modelação do barro. Pode ser feito com as mãos ou com ferramentas adequadas, que também ajudam a criar certas texturas na peça. O que se segue é a primeira cozedura depois do barro ter secado na totalidade. O passo final é pintar e vidrar e, por último, acontece uma segunda cozedura para fixar tudo”, explica Joana à New in Porto.

Nesta oficina, os participantes podem criar o que quiserem: uma personagem, um jarro, uma caneca, entre outros objetos. “O interessante das oficinas livres é que um grupo de oito pessoas faz algo diferente e todos aprendem mais do que se estivessem a fazer o mesmo. Dá para perceber o que falhou e como poderia fazer melhor”, admite.

Pode sempre visitar as redes sociais do atelier para conhecer os projetos da artista, assim como acompanhar o calendário de oficinas e workshops, que é frequentemente atualizado. Se ficou com curiosidade em participar na oficina de cerâmica livre, saiba que a estação de metro da Casa da Música fica a poucos passos do atelier.

De seguida carregue na galeria para conhecer o trabalho da artista Joana Nogueira.

cerâmica

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Avenida da França, 832
    4250-375 Porto
  • HORÁRIO
  • Mediante marcação

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA