cultura

Parque das Águas do Porto recebe “Fontes Secretas” todos os domingos

Agosto é o mês das férias, mas se ficar pela cidade, existem várias atividades que pode fazer em família ou com amigos.
Um cenário idílico.

Se já não foi a tempo de marcar férias para este mês de agosto, não desespere. Caso goste de improviso e surpresas, guarde os domingos de agosto para se divertir e aprender.

A Águas e Energias do Porto e o M.Ou.Co, espaço cultural e hoteleiro, juntaram esforços para trazer o evento “Fontes Secretas”, todos os domingos, entre as 10 e as 16 horas. As atividades decorrem até ao dia 17 de setembro (domingo) e são de entrada livre.

Entre natureza, música e cultura, variedade é o que não falta. Apresentada como uma proposta diferente e inusitada para a cidade, a programação muda a cada fim de semana e promete surpreender com atividades arrojadas e atuais. “Vamos ter música sempre adaptada ao próprio espaço, mas também instalações artísticas, aulas de ioga, entre muitas outras surpresas”, adiantou Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto.

O elemento diferenciador — para além das muitas atividades que são desvendadas a cada semana — é o próprio espaço do Parque das Águas. Acolhe um património histórico, que inclui fontes, chafarizes e arcas de água, construídas ao longo dos últimos quatro séculos. Como se não fosse suficiente, a este espólio junta-se em perfeita harmonia o património natural deste, que não é só um dos parques mais secretos do Porto, mas que é também um grande coração verde da cidade, graças à quantidade de arvoredo que o rodeia, desde sobreiros, magnólias, carvalhos e eucaliptos.

“Fontes Secretas” é dirigida a todos e promove a celebração entre a cultura e a criatividade, prometendo um dia repleto de atividades enriquecedoras, para todas as idades. Miúdos, adultos, em família, com amigos, ou até com a sua própria companhia, todos ficarão bem entretidos entra a ampla variedade de apresentações e performances artísticas, com curadoria e selo de garantia do M.Ou.Co, bem acompanhadas com o majestoso pano de fundo de fontes e monumentos históricos do parque.

Entre a programação de cada dia, pode esperar eventos com hora limite, apresentações que decorrem do início ao fim do dia, instalações artísticas, artesanato, entre outras atividades. 

A programação só é revelada na véspera do fim de semana, mas foi desvendada à New in Porto e, claro, tínhamos de partilhá-la consigo.

10 às 11 horas: Worshop de Herbários com Samuel Wenceslau.

11 às 15 horas: Música Itinerante com Porto Caravan.

15 horas: O som do algodão apresenta Hérbário, a partir do livro “Presos de Oliver Jeffers e do “Herbário”, de Jorge Souza Braga.

10 às 16 horas: Artesanato Urbano com a Feira Afro.

10 às 16 horas: Imersão Visual na estufa “Porto: A cidade das águas (1933-1953)”.

10 às 16 horas: Instalações artísticas Fonte do Som, do artista Logic Is Overrated. Haverá ainda uma instalação artística surpresa, em qual fonte será?

O estacionamento no Parque de Estacionamento de Clientes da empresa municipal é gratuito. No entanto, as estações de metro do Heroísmo e Campanhã ficam a escassos metros do parque, sendo esta uma opção mais amiga do ambiente para a sua deslocação.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA