cultura

Peculiar Gallery: a nova galeria de arte do Porto que tem mesmo de conhecer

Era um sonho antigo de uma artista e serve não só para expor como também para atelier.
Para visitar

Quem, por estes dias passar pelo Centro Comercial Cristal Park vai descobrir que há um novo espaço onde a arte é a rainha. A Peculiar Gallery é uma nova galeria de arte, mas é muito mais do que isso.

Quando, em 2005, Célia Machado foi a Barcelona fazer o mestrado, conheceu Hugo Clavero, que agora é seu companheiro. A artista plástica e professora de Artes começou então a sonhar com ter o seu próprio espaço e entre os dois começou também o desafio de poupar para tornar esse sonho possível.

“Em Barcelona começou a vontade de ter um espaço para trabalhar que ao mesmo tempo fosse galeria. Onde as pessoas pudessem ver nascer as obras e tivessem a oportunidade de falar com o artista”, conta à New in Porto.

Depois de vários anos a poupar e a desenvolver a ideia, tudo começou a tomar forma em janeiro de 2020, quando conseguiram encontrar o espaço ideal. Apesar de ser um pouco escondido de quem passa, tem luz natural, dois pisos e um pequeno jardim, o que conquistou os artistas. Nessa altura começaram a fazer obras no local, que tinha sido um restaurante e tinha estado vários anos abandonado.

A pandemia instalou-se logo depois, o que até nem foi mau porque permitiu que aproveitassem o confinamento para ir fazendo as obras necessárias. Conseguiram abrir a galeria em setembro, para voltar a fechar já no início do ano, com o novo confinamento. A reabertura tem sido feita lentamente desde abril.

Uma das performances

No que toca à arte em si, não espere encontrar aqui uma galeria toda branca com um aspeto frio e sem emoção. Pelo contrário, há muitas coisas a acontecer e as obras quase saltam das paredes.

“Queríamos que parecesse a casa de alguém diferente, não deixando de ser acolhedora. É uma galeria pensada para a experiência, não são só quadros expostos na parede.”

Neste momento é possível encontrar por lá a exposição “Endless White Tales”, que remete para o imaginário das histórias infantis e daquelas que a avó de Célia lhe contava em miúda. Poderá ser vista até outubro mas ao longo do tempo irá sofrer algumas alterações. Há detalhes que vão sendo acrescentados ou modificados para tornar a exposição mais dinâmica e com isso são marcadas pequenas inaugurações que acabam por funcionar quase como performances com música e conversas com os artistas.

Pelo meio, e já com ideias para o futuro, estão outras exposições com temas diferentes e a criação de um coletivo que possa integrar outros artistas que queiram juntar-se. E não é preciso que sejam nomes conceituados, os mais jovens também têm lugar aqui.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua D. Manuel II - Loja 43, Cristal Park, 1.ª Cave
    4050-343 Porto
  • HORÁRIO
  • De segunda a sexta-feira entre as 9h e as 00h variável todas as semanas
  • Sábado das 10h às 00h
  • Domingo das 10h às 14h

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA