cultura

Porto assinala Dia Mundial da Poesia com Bibliocarro

Espaço itinerante volta às ruas da cidade em dia com leituras e oficinas especiais.
Fotografia de Miguel Nogueira para Porto.

Esta terça-feira, 21 de março, é o Dia Mundial da Poesia e o Porto vai marcar a data com o regresso do Bibliocarro. A iniciativa “Poemas no Bibliocarro”, organizada pelo Museu e Bibliotecas do Porto, vai instalar-se junto à estação de metro da Trindade.

Para levar a poesia aos portuenses — e não só —, esta iniciativa vai funcionar entre as 10 horas e as 12h30 e das 14 às 16 horas. Entre os autores portugueses que serão homenageados neste dia estão nomes como Jorge Sousa Braga, Álvaro Magalhães, Eugénio de Andrade, António Torrado, João Pedro Mésseder, Manuel António Pina, Ana Luísa Amaral, Luísa Ducla Soares ou Violeta Figueiredo. Além do Dia Mundial da Poesia, a iniciativa vai lembrar o início da primavera com oficinas de origami e papel colorido onde vão ser criadas flores de papel.

Depois deste regresso do Bibliocarro, o serviço será retomado a partir de 3 de abril, levando aos bairros do Porto os livros e promovendo a sua consulta e empréstimo. Semanalmente, entre as 10 horas e as 12h30, este autocarro tão especial estará no Bairro do Cerco à segunda-feira, no Bairro Machado Vaz à terça-feira, no Bairro Fonte da Moura à quarta-feira, no Bairro São Tomé à quinta-feira e terminará no Bairro de Ramalde à sexta-feira.

“O Bibliocarro está vocacionado para ir ao encontro dos munícipes e dos visitantes, especialmente das crianças e dos jovens nas escolas, assim como dos seniores e transeuntes nos parques, jardins e praias, durante o verão”, explica a autarquia no seu site, acrescentando ainda: “Disponibiliza o acesso livre a uma coleção documental variada, que pode ser consultada no local, e requisitada para empréstimo domiciliário pelos utilizadores das bibliotecas do Porto”.

Ainda a 21 de março, Dia Mundial da Poesia, as estações e composições do Metro do Porto vão receber leituras públicas das obras de Eugénio de Andrade. As sessões vão decorrer entre as 11 horas e as 12h30 e das 14h30 às 16 horas, regressando nos mesmos horários a 25 e 26 de março.

A iniciativa intitula-se “Poesia Andante” e foi pensada pelo Museu e Bibliotecas do Porto para esta altura em que se assinala também o centenário do nascimento do escritor. A programação completa está disponível no site da Ágora.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA