cultura

Porto celebra segundo centenário do nascimento de Camilo Castelo Branco até maio

Ao longo de quatro meses, a cidade promove visitas guiadas evocativas da relação do escritor com o concelho. Arranca dia 8.
As visitas incluem paragem na Igreja da Lapa.

Em 2025 assinala-se o segundo centenário do nascimento de Camilo Castelo Branco. Para recordar o autor de “Amor de Perdição”, o Porto tem várias atividades previstas. Durante os próximos quatro meses, de fevereiro a maio, a “Tacitus. Património & História” e a Associação Comercial do Porto, através da sua histórica revista “O Tripeiro”, vão organizar um ciclo de visitas guiadas evocativas da relação do escritor com a cidade.

O ciclo começa no próximo sábado, 8 de fevereiro, pelas 10 horas, com uma visita aos Paços do Concelho. Sob o tema “Medicina e Boémia no Porto”, guiada pelo historiador Joel Cleto, é uma oportunidade para conhecer, entre outros aspetos do edifício, o fresco de Dordio Gomes evocativo da obra do escritor. O evento tem o apoio da Câmara Municipal.

As inscrições para as visitas já podem ser feitas pelo email visitas@nullph-tacitus.pt. O limite é de 50 participantes e pode assistir de forma gratuita. Pode consultar mais informações online. O ciclo de visitas conta também com o apoio do Museu do Centro Hospitalar do Porto, Tribunal da Relação do Porto/Museu do Conflito, Centro Português de Fotografia, Fundação Livraria Lello e Irmandade da Lapa.

Consulte na lista abaixo a programação completa do ciclo “200 anos de Camilo Castelo Branco e o Porto”.

8 de fevereiro, 10 horas — “Medicina e Boémia no Porto”: DO Hospital de Santo António aos Paços do Concelho.

16 de março (dia exato do bicentenário), 15 horas — “Paixão e Perdição”. O processo de Camilo e Ana Plácido. Do Museu do Conflito/Tribunal da Relação do Porto à Cadeia da Relação.

12 de abril, 10 horas — “Camilo e a ‘Infanta Capelista'”. Do Carregal ao Grande Hotel do Porto.

17 de maio, 10 horas — “A morte de Camilo”. Visita à Lapa e ao seu cemitério.

Já que estamos a falar de cultura, carregue na galeria para ver as mais recentes estreias no streaming e na televisão.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA