cultura

Porto/Post/Doc começa esta semana e traz dezenas de filmes nacionais e internacionais

O festival decorre de 16 a 26 de novembro, espalhando-se por diferentes espaços da cidade.
Imagem do filme de abertura, sobre Leonard Cohen.

Os cinéfilos portuenses já podem marcar na agenda porque vem aí a nona edição do festival Porto/Post/Doc. A partir desta quarta-feira, 16 de novembro, e até 26 de novembro, vai poder aceder a filmes e outras apresentações ligados a esta arte.

“Estamos de volta para concretizar o projeto de fazer um festival de cinema que agite a Baixa da cidade, com toda a envolvência que este encontro entre filmes e público exige”, diz o diretor do festival, Dario Oliveira, em comunicado.

Entre os vários espaços da cidade onde poderá encontrar esta edição do festival estão o Cinema Passos Manuel, o Cinema Trindade, a Casa Comum da Universidade do Porto e até o Maus Hábitos. Tudo isso acontece de 17 a 26 de novembro, porque a cerimónia de abertura, na qual será apresentado “Hallelujah: Leonard Cohen, A Journey, A Song”, de Daniel Geller e Dayna Goldfine, está marcada para 16 de novembro, no Coliseu do Porto.

“O nosso projeto educativo reafirma-se, este ano, primeiro num envolvimento regular com oficinas desenvolvidas nas escolas do Porto e Grande Porto, ao longo de todo o ano letivo; em segundo lugar sempre com a presença dos alunos nas salas do festival, um serviço educativo que traz, ao longo desta semana, várias dezenas de Escolas ao cinema. Queremos que todos ganhem e intervenham através de sessões pensadas para os mais novos, ao que se acresce o trabalho realizado pelo júri Teenage, a oficina Microcosmos para pais e filhos e a competição de jovens autores do Cinema Novo (onde se afirmam osnovos nomes do cinema em português)”, sublinha Dario Oliveira.

Entre as várias facetas do festival está a da competição, que abarca não só a internacional como a do Cinema Falado, a do Cinema Novo e do Transmission. Da programação geral fazem parte ainda segmentos de conversa, debate e até de chamada de atenção para questões como a saúde mental.

Como é habitual, a programação do Porto/Post/Doc inclui obras em estreia nacional ou até mundial e a oportunidade de os jovens cineastas começarem a apresentar ao público o seu trabalho. Todas as informações sobre o festival e as sessões estão disponíveis no site do evento.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA