cultura

Porto recebe exposição exclusiva com obras de Andy Warhol

São perto de 70 as fotografias que poderá ver. É a primeira vez que são exibidas em Portugal e também na Europa.
É a primeira vez que são mostradas na Europa.

Tem até ao final de janeiro de 2023 para ver uma exposição exclusiva com obras de Andy Warhol no Porto. A Casa de São Roque tem patente desde este sábado, 21 de maio, “Warhol, People and Things: 1972-2022”. São perto de 70 as fotografas que poderá ver. Nunca antes tinham sido exibidas em Portugal ou até na Europa.

“Revela o trabalho de Andy Warhol e o seu contributo para o desenvolvimento da arte experimental, dos média e do discurso crítico de arte, em diálogo com artistas contemporâneos, ao mesmo tempo que expõe o artista pop pioneiro a uma nova geração no Porto”, explicou em nota a Mishkin Gallery, citada pelo “Jornal de Notícias”.

As 68 fotografias aqui apresentadas foram doadas à Mishkin pela Andy Warhol Foundation for the Visual Arts. São todas imagens tiradas entre os anos 70 e 80. A última grande exposição dedicada ao artista aconteceu em 2000, na altura em Serralves.

O objetivo da exposição passa por “gerar novas possibilidades para pensar acerca da abordagem de Warhol à produção de imagem e apropriação, produtos e fetichismo icónico, a vida social dos famosos e das pessoas marginalizadas”.

Em “Warhol, People and Things: 1972-2022” irão estar ainda disponíveis algumas obras de arte contemporânea.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA